Você quer melhorar o alcance online do seu escritório de advocacia e captar mais clientes para o seu negócio? Então um dos passos mais importantes que precisa dar é entender o que é CTR.
No Marketing Digital, o CTR é um indicador responsável por mensurar o desempenho dos seus anúncios. Com ele, é possível identificar quantas pessoas clicaram em suas CTAs e estão de fato engajadas com o que sua marca está oferecendo nas campanhas online.
Mais do que isso, trata-se de uma métrica que pode relevar se seus esforços em atrair as pessoas certas e captar novos clientes estão dando certo ou necessitam de ajustes. Por isso, entender o que é CTR, como funciona essa métrica e acompanha-lo de perto é fundamental.
Descubra a seguir a importância de monitorar o CTR em suas campanhas digitais e como calcular o CTR corretamente. Além disso, veja também algumas dicas práticas para otimizar o CTR dos seus anúncios e alavancar os resultados do seu escritório de advocacia. Confira!
O que é CTR?
CTR é a sigla para Click Through Rate, que em português significa Taxa de Cliques. Basicamente, ele consiste em um indicador que mede o número de pessoas que clicaram em um banner, link ou CTA dentro de um anúncio online.
Em outras palavras, trata-se de uma métrica de marketing digital que releva se o seu público-alvo tem real interesse naquilo que sua marca está ofertando no mercado.
Para simplificar o entendimento, vamos a um exemplo prático. Digamos que seu escritório de advocacia lançou uma campanha na internet que foi visualizada por um total de 200 pessoas. Destas, apenas 20 clicaram na CTA existente no anúncio.
De acordo com o exemplo acima, o CTR da sua campanha foi de 10%, já que apenas 20 pessoas acessaram o link em sua campanha. Tendo em vista o número total de pessoas que seu anúncio alcançou, seu CTR é considerado baixo, o que indica que sua campanha não está sendo eficiente o quanto deveria.
Portanto, esse indicado funciona como uma espécie de termômetro, demonstrando o quão eficaz está sendo suas CTAs em suas campanhas na internet.
Importância do CTR nas campanhas online na advocacia
No universo da advocacia, as estratégias de marketing digital se tornaram grandes aliadas para prospecção de novos clientes e posicionamento online dos escritórios de advocacia. Nesse contexto, entender o que é CTR e acompanhar de perto esse indicador é fundamental.
Afinal, por meio dessa métrica, você pode identificar com mais clareza se seus anúncios estão despertando a atenção do seu público ao comparar a quantidade de pessoas que visualizaram seu anuncio e aquelas que clicaram no banner, link ou CTA existente nele.
À medida em que você monitora o CTR, você consegue identificar os pontos fortes e fracos dos seus anúncios online. Quando esse indicador está baixo, isso pode significar a necessidade de ajustes, seja no design, na segmentação do público ou mesmo nas CTAs utilizadas.
Por outro lado, quando essa métrica está elevada, isso sugere que sua campanha está perfeitamente em sintonia com as expectativas e interesses dos seus potenciais clientes, o que resulta em vantagens significativas, como:
Melhor índice de qualidade (IQ) dos anúncios – quanto mais pessoas clicam em seus anúncios, mais as plataformas online como o Google entendem que eles são relevantes. Consequentemente, isso melhora seu IQ, reduz as taxas por cliques e rentabiliza suas campanhas online.
Melhor posicionamento orgânico – um CTR eleva também contribui a ranquear melhor suas campanhas nas buscas orgânicas.
Melhora a taxa de conversão – com mais pessoas clicando em seus anúncios, as chances de convertê-los em clientes são maiores, resultando em mais captações e fidelizações para o seu escritório.
Em quais campanhas é preciso monitorar o CTR
A análise do CTR pode ser feita em qualquer campanha de marketing onde você inclua CTAs ou dispositivos clicáveis. Por exemplo, se o seu escritório de advocacia lançar um banner físico com QRCode na região onde atua, então será preciso mensurar quantas pessoas foram redirecionadas através do QR Code.
Contudo, existem algumas campanhas onde a análise de CTR se mostram ainda mais relevantes. É o caso dos anúncios online em mídias pagas, e-mails, conteúdos publicados em sites e blogs, entre outros materiais que exijam uma determinação ação do seu lead ou cliente.
Como calcular o CTR
Diferentemente do que possa imaginar, o cálculo do CTR é simples e não exige amplo conhecimento em indicadores de marketing digital.
Para chegar a um valor preciso nesse indicador, basta dividir o número de cliques recebidos em seu anuncio pelo número de impressões (quantidade de vezes que seu anuncio foi mostrado para alguém) e multiplicar o resultado por 100.
Por exemplo, digamos que você lançou uma campanha online que apareceu 2000 vezes e 100 pessoas clicaram nele. Desse modo, para chegar ao valor do CTR dessa campanha, basta dividir esses dois valores e, na sequencia, multiplicar o resultado por 100, ficando assim:
CTR= (100 ÷ 2000) x 100
= 0,05 x 100
= 5
Logo, a taxa de cliques da sua campanha será igual a 5%, um percentual considerado bom.
Como saber se o CTR está bom?
Normalmente, a taxa de cliques não segue um valor padrão em todas as campanhas e segmentos do mercado. Esse indicador costuma ser bastante volátil, uma vez que seu percentual varia conforma as taxas de conversão em cada setor.
No entanto, em um contexto geral, é possível definir margens percentuais para que você tenha uma noção sobre quando o CTR dos seus anúncios está bom e quando precisa de melhorias:
De 0% a 1% - margem considerada ruim, pois indica que seus anúncios não estão recebendo cliques suficientes.
Acima de 1% até 5% - margem considerada mediana, mas que ainda inspira cuidados, sobretudo se a taxa de cliques estiver próxima de 1%.
Igual ou superior a 5% - margem considerada boa, indicando que seus anúncios estão obtendo muitos cliques e, por isso, são relevantes para seus prospects.
Mas, lembre-se que esses valores servem apenas para que tenha uma base de avaliação para determinar quando o seu CTR é bom ou não. Em todo caso, o mais indicado para chegar a um padrão de referência preciso é analisar o seu segmento e taxa de conversão.
Dicas para melhorar o CTR de suas campanhas de marketing digital
Agora que você já sabe o que é CTR, certamente entende a importância de manter esse indicador sempre em níveis satisfatórios. Para isso, seguem abaixo algumas dicas que separamos e que podem contribuir para otimizar o CTR dos seus anúncios e torna-los mais atrativos para seu público:
Utilize palavras-chave no título e descrição dos seus anúncios que tenha relação direta com aquilo que seu público busca online. Por exemplo, se o seu escritório presta serviços na área de direito trabalhista, então buscar palavras chave associadas a sua área de atuação vai ajudar a segmentar melhor suas campanhas e elevar o CTR dos seus anúncios.
Elabore Chamadas para Ação (CTAs) atrativas e diretas. Normalmente, CTAs que despertem no prospect um sentimento de urgência e curiosidade são ótimas conversoras de cliques em anúncios online e, portanto, uma boa chance de melhorar o seu CTR.
Padronize a URL que aparece em suas campanhas, pois isso transmite mais confiabilidade, aumentando as chances do potencial cliente vir a clicar no link do seu anúncio.
Planeje suas estratégias de marketing com inteligência. Afinal, no marketing nenhuma ação alcança a perfeição de imediato. Normalmente são necessárias tentativas e ajustes até atingir o resultado esperado. Por isso, analisar as possibilidades de anúncios disponíveis para o segmento de advocacia e faça testes, avaliando qual deles oferece um índice de CTR mais satisfatório.
Monitorar o CTR nas campanhas online na advocacia é mais do que uma prática recomendada. Trata-se de uma estratégia essencial para garantir o sucesso no marketing jurídico.
Essa métrica permite avaliar a eficácia das campanhas, identificar melhorias e otimizar recursos, garantindo que sua mensagem chegue ao público certo.
Além disso, acompanhar o CTR ajuda a aumentar a conversão de leads e fortalecer a presença digital do escritório, algo indispensável em um mercado cada vez mais competitivo.
Portanto, considere o CTR como uma bússola para suas estratégias online e implemente as dicas acima para otimizar essa métrica e potencializar os resultados do seu marketing jurídico!