Geração de Leads na Advocacia: Estratégias para Atrair Mais Clientes

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Geração de Leads na Advocacia: Estratégias para Atrair Mais Clientes

Promover a geração de leads e sua conversão em clientes fiéis é um fator indispensável para o crescimento em qualquer setor, inclusive no mercado jurídico.

Implementar boas campanhas de marketing digital pode ser uma grande aliada para escritórios de advocacia e advogados que desejam elevar sua visibilidade e atrair potenciais clientes qualificados.

No entanto, a geração de leads no setor jurídico pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, o marketing jurídico requer alguns cuidados especiais para que as abordagens respeitem as normas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em relação o uso de mídias sociais e ferramentas tecnológicas na promoção de serviços.

Por isso, implementar campanhas de marketing no setor jurídico que sejam informativas e transmitam confiança e profissionalismo, mas também sejam éticas é fundamental. Então, como advogados e escritórios de advocacia podem gerar leads e garantir resultados tangíveis?

Nesse artigo, você vai descobrir quais estratégias de marketing digital jurídico usar para geração de leads qualificados e sua conversão em novos clientes. Continue lendo e entenda como aplicar as melhores abordagens de marketing digital no seu negócio.

O que são leads?

Basicamente, o termo lead é usado para representar toda pessoa ou empresa que esteja interessado em um produto ou serviço.

No contexto jurídico, os leads são aquelas pessoas que demonstram interesse nos serviços que um advogado ou escritório de advocacia oferece.

Embora ainda não seja clientes efetivos, os leads constituem uma ótima oportunidade de construção de relacionamento, pois são pessoas que já mostraram algum tipo de intenção de contato.

Por isso, se o objetivo é desenvolver uma estratégia eficaz para geração de leads e sua conversão em potenciais clientes, entender esse conceito é o primeiro passo.

Tipos de leads

geração de leads

No marketing digital, dependendo da etapa do funil de vendas em que um lead se encontra, ele pode apresentar perfis diferentes. Ou seja, você pode se deparar com pessoas que estão próximas de fechar um contrato com seu escritório de advocacia, ou então com pessoas que ainda precisam de mais informações sobre seus serviços.

Por isso, entender os tipos de leads também é outro ponto importante quando se busca por abordagens para converter leads em clientes fiéis.

No geral, entre os principais tipos de leads que existem no marketing digital, estão os seguintes:

Marketing Qualified Lead

Os MQLs são leads que se encontram no meio do funil de vendas. Basicamente, esses leads sabem que tem um problema e também já possuem alguma proximidade com o serviço que desejam contratar.

Desse modo, a abordagem de uma campanha de marketing jurídico voltada para esse lead deve ser de convencimento. Ou seja, o objetivo das ações deve ser colocar sua marca em evidência, demostrando para esse potencial cliente as vantagens do seu serviço e porque ele é melhor que o da concorrência.

Sale Qualified Lead

Esse é um tipo de lead que já está em uma etapa mais avançada do funil de vendas. Os SQLs já conhecem todos os diferenciais e vantagens do serviço que desejam contratar e estão bem próximos de fechar negócio.

Portanto, a decisão de compra para esse tipo de lead pode ocorrer a qualquer momento, embora ainda não esteja 100% garantida.

Por isso, é necessário que a empresa adote ações de marketing visando incentivar o fechamento da compra. Seja oferecendo uma promoção, um atendimento diferenciado da equipe de vendas, ou qualquer outra condição especial.

O que pode fazer no setor jurídico para geração de leads?

O Provimento 205/2021 é um normativo da OAB que regulamenta o uso de tecnologias e mídias sociais para promoção de serviços na advocacia.

De acordo com essa norma, escritórios de advocacia e advogados podem divulgar seus serviços da seguinte maneira:

  • Produção de conteúdo em sites e redes sociais

  • Divulgação em livros e artigos científicos

  • Participação em palestras

Além disso, no setor jurídico, também é permitido a geração de leads através do tráfego orgânico ou tráfego pago.

O que não pode fazer no setor jurídico para geração de leads?

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não permite o uso de publicidade tradicional para divulgação de serviços por advogados e escritórios de advocacia. Ou seja, de acordo com as normas deste órgão, quem atua especificamente no setor jurídico, não pode:

  • Realizar comerciais em televisão

  • Promover serviços em materiais impressos, como outdoors, folhetos, entre outros

  • Divulgar seus serviços em rádio

  • Usar cartas circulares no modelo mala direta para oferecer serviços

  • Promover sua empresa ou serviço através de vendedores autônomos

Todas as determinações acerca das proibições da OAB sobre o que um advogado não pode fazer para promoção de seus serviços está disponível no Provimento 94/2000.

Estratégias para geração de leads na advocacia

geração de leads na advocacia
Estratégias para geração de leads na advocacia

Escritórios de advocacia e advogados que querem ampliar sua clientela e vender mais precisam investir na geração de leads qualificados. Contudo, no setor jurídico, é preciso fazer isso de forma ética.

A seguir, listamos as melhores práticas que podem ajudar você gerar mais leads e convertê-los em clientes fiéis, ampliando suas vendas e resultados.

Entenda quem é seu lead

Conhecer bem quem é seu lead, suas preferências e necessidades é um tipo de conhecimento estratégico essencial e que fará toda diferença no direcionamento de suas abordagens de maketing no Direito.

Por isso, faça uma pesquisa de mercado e defina a sua persona, ou seja, o indivíduo que pode ser considerado como potencial cliente do seu negócio. Para isso, leve em consideração características como gênero, estado civil, faixa etária, escolaridade, nível socioeconômico, entre outros dados.

Essa caracterização do cliente ideal será útil para você e sua equipe adotar uma abordagem mais assertiva e personalizadas dos seus leads

Use o inbound marketing a seu favor

O inbound marketing é uma estratégia de marketing de conteúdo muito usada em processos de conversão. Isso porque ela se baseia nas diferentes etapas da jornada do cliente, tendo como principal objetivo atrair e melhorar o engajamento com potenciais clientes, mas de uma forma não intrusiva.

Para isso, desenvolver ações que atendam às necessidades do seu lead em cada momento de sua jornada é fundamental.

Ou seja, você deve investir na criação de materiais informativos que possam oferecer algo de valor aos seus leads, ou mesmo impactar sua decisão de compra.

Pode ser desde a elaboração de artigos com dicas em sites e blogs sobre algum assunto que seja do interesse dos seus leads. Até a criação de ebooks e outros materiais com informações ricas para aprofundar o relacionamento com sua marca e facilitar o fechamento de contratos.

Quanto mais nutrir seus leads com conteúdo que engajam, maiores serão as chances de convencê-los a contratar seus serviços.

Aposte no poder dos vídeos

Os vídeos são ótimos conteúdos para geração de leads. Isso porque eles geram bastante engajamento e faz com que sua informação obtenha um amplo alcance.

Com a publicação de vídeos, você também permite que seu público tenha uma imagem mais realista sobre você, uma vez que eles podem ver sua imagem e escutar sua voz. Consequentemente, esses fatores geram mais confiança e autoridade, aproximando você de seus leads e ampliando as chances de novos contratos.

Por isso, sempre que possível elabore e publique vídeos sobre temas que sejam relevantes para seus leads. Você pode divulga-los no seu perfil nas redes sociais, ou então em plataformas digitais como Youtube, TikTok, ou qualquer outra onde seu público mais interage.

Seo jurídico para tráfego orgânico

Uma das maneiras que o advogado pode promover seus serviços focando na geração de leads é através do tráfego orgânico. E para garantir bons resultados com essa abordagem é preciso garantir que seu site ou blog se posicione nos primeiros resultados do Google.

Para isso, uma dica importante é otimizar seus conteúdos investindo em SEO jurídico. Pesquise e use palavras-chave relacionadas a sua área de atuação em seus conteúdos.

Quando bem estruturadas, as práticas de SEO juridico ajudam a impulsionar conteúdos nos motores de busca, atraindo mais pessoas interessadas nos seus serviços e elevando suas chances de conversão.

Na advocacia, assim como em qualquer outra área, a geração de leads é uma prática que pode oferecer resultados significativos para o negócio. Por isso, adote as estratégias acima e converta seus leads em clientes fiéis com mais facilidade.