Marketing de Serviços Jurídicos: O Segredo para Atrair e Fidelizar Clientes

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Marketing de Serviços Jurídicos: O Segredo para Atrair e Fidelizar Clientes

O marketing de serviços surge como uma importante ferramenta de transformação no setor jurídico. Afinal, por meio dessa estratégia, escritórios de advocacia conseguem criar conexões de confiança com potenciais clientes, fortalecer sua credibilidade de mercado e demonstrar autoridade em áreas especificas do Direito.

Mais do que isso, trata-se de um processo que ajuda a valorizar e fortalecer os diferenciais dos serviços oferecidos pelo escritório de advocacia. Contudo, para que esses resultados sejam alcançados, é necessário haver a correta aplicação do marketing de serviços.

Se você tem dúvidas sobre como funciona o marketing de serviços no meio jurídico, continue lendo. E veja a seguir o que é e por que investir no marketing de serviços jurídicos. Além disso, confira também as melhores práticas para atrair e fidelizar clientes usando o marketing de serviços como grande aliado.

O que é marketing de serviços jurídicos?

Basicamente, o marketing de serviços corresponde a um conjunto de estratégias voltadas para valorização de serviços, tendo como foco as necessidades e interesses dos clientes.

O objetivo com esse recurso é atrair e fidelizar clientes a partir da criação de experiências positivas e satisfatórias na oferta dos serviços.

Desse modo, por meio do marketing de serviços jurídicos, advogados e escritórios de advocacia conseguem educar seus clientes sobre a qualidade e outros diferenciais de suas soluções, demonstrando de forma clara e objetiva porque elas são ideais para o seu perfil.

O que caracteriza o marketing de serviços jurídicos?

marketing de serviços jurídicos
Características do marketing de serviços jurídicos

De modo geral, existem alguns elementos que caracterizam o marketing de serviços jurídicos e, portanto, devem fazer parte dessa estratégia. São eles:

Forma de se posicionar no mercado

No marketing de serviços, é crucial haver táticas que reforçam o posicionamento da empresa no mercado. Afinal, a maneira como o escritório de advocacia é percebido por seu público impacta diretamente em sua autoridade de mercado.

Definição de marca

Uma marca bem definida não só contribui para fortalecer a confiança dos clientes nos serviços oferecidos, como simplifica a associação dessas soluções aos valores, credibilidade, autoridade e outros fatores importantes do negócio.

Relacionamento com clientes

Ações que visam aprimorar a gestão de relacionamento com a base de clientes é outro ponto que não pode faltar no marketing de serviços. Afinal, é nutrindo uma comunicação próxima e eficaz com seus clientes que o escritório fortalece essa relação, ampliando suas possibilidades de contratações recorrentes.

Por que investir em marketing de serviços jurídicos?

O marketing de serviços é um recurso capaz de oferecer uma série de vantagens que vão muito além da promoção soluções jurídicas.

Além de fortalecer a autoridade de marcas em diferentes segmentos, inclusive na advocacia, o marketing de serviços também:

  • Aprimora a comunicação e relacionamento com a base de clientes

  • Gera mais oportunidades de negócio

  • Otimiza a gestão de custos na captação de clientes

  • Eleva a credibilidade e confiança dos clientes, simplificando as conversões

  • Contribui para construção de uma identidade de marca forte e reconhecível

  • Promove uma experiência única para os clientes

  • Garante maior competitividade de mercado

No entanto, para obtenção desses e outros benefícios promovidos pelo marketing de serviços, é de suma importância que esse conjunto de estratégias seja aprimorado de forma contínua e alinhada às demandas do mercado.

Principais tipos de marketing de serviços jurídicos

Basicamente, o marketing de serviços pode ser classificado em 3 categorias. Uma delas envolve o marketing externo, que consiste em estratégicas voltadas para criação de uma imagem positiva do escritório. O objetivo com esse tipo de marketing de serviços é captar novos clientes.

A segunda categoria é o marketing interno e abrange ações que tem como foco a manutenção do bem-estar da equipe. Esse tipo é considerado importante, assim como os demais, pois impacta na motivação dos funcionários e na forma como eles se relacionam com os clientes.

Por último, vem o marketing interativo, que foca na melhoria da interação entre escritório e seus clientes. Para isso, a personalização no atendimento e oferta de multicanais de comunicação são algumas das estratégias que abrangem esse tipo de marketing de serviços.

Dependendo de qual seja as necessidades especificas do seu escritório é possível desenvolver estratégias que abrangem um ou todos os tipos citados acima.

Como implementar o marketing de serviços no seu escritório

marketing de serviços
Como aplicar o marketing de serviços jurídicos

Agora você já compreende o que é o marketing de serviços e sua importância para os escritórios de advocacia. Mas, como fazer para aplicar esse recurso corretamente e, assim, garantir seus benefícios?

Para isso, existem algumas medidas que você pode colocar em prática e, com isso, agregar valor aos serviços prestados, otimizando a percepção do seu público em relação as soluções que seu escritório oferece.

Defina diferenciais alinhados às necessidades do seu público

Considerando a ampla concorrência de mercado, os consumidores que buscam por um serviço estão sempre atrás de algo a mais, que facilite seu processo de decisão.

Desse modo, ter em mente as necessidades principais de seus clientes e oferecer diferenciais alinhados aos seus interesses é uma estratégia de marketing de serviços que ajuda a captar e fidelizar mais clientes para o seu escritório.

Pode ser desde um atendimento personalizado, até a oferta de um menor tempo de resposta ou expertises de mercado. Independentemente de qual seja o diferencial, o mais importante é proporcionar aquele “a mais” que o cliente espera e que seus concorrentes ainda não oferecem.

Traga as pessoas para o centro de suas estratégias

No marketing de serviços, o foco de suas estratégias está 100% voltado para as pessoas. Portanto, para aplicar esse recurso no escritório de advocacia, as ações devem estar voltadas mais para o público-alvo.

Quando você investe em ações que tem como foco seu público-alvo, isso o ajuda a compreender melhor suas necessidades e interesse. Consequentemente, você passa a ter em mãos todas as informações de que precisa para oferecer um serviço cada vez melhor e diferenciado para o seu público.

Trace um planejamento bem estruturado

O marketing de serviços é sem dúvida uma importante ferramenta quando se fala em atrair e fidelizar clientes.

Contudo, assim como em qualquer estratégia de marketing, para obter bons resultados e fazer desse recurso um grande aliado, é preciso construir um plano de ação bem estruturado, que inclui:

  • Identificar quem é sua persona (perfil de cliente ideal);

  • Reconhecer as necessidades e interesses do seu cliente ideal

  • Definir os objetivos que sua empresa deseja alcançar com o marketing de serviços jurídicos

  • Estabelecer metas e prazos para cada ação

Com essas informações, é possível implementar as melhores práticas para conseguir alcançar seus objetivos com mais facilidade.

Invista em produção de conteúdo

No marketing de serviços, o conteúdo também é um recurso que ajuda a diferenciar os serviços que você presta em relação à concorrência.

Produzir conteúdos informativos relevantes, sobretudo no processo de comunicação e interação com seu público é essencial. Isso não só ajuda a elevar a autoridade e posicionar sua marca, como também fortalece os vínculos de confiança com seus clientes.

Mas atenção! Ao trabalhar em seus conteúdos, tenha em mente que o foco maior no marketing de serviços não é apenas vender por vender. E, sim, oferecer uma solução eficaz para o problema do cliente.

Use a tecnologia como aliada no marketing de serviços

Hoje em dia, existem várias inovações tecnológicas que servem como grandes aliadas na hora de aproximar uma marca do seu público e gerar mais captações e fidelizações.

Ferramentas de automação e de gestão de relacionamento, por exemplo, conferem maior agilidade, conveniência, além de proporcionar um melhor entendimento acerca do comportamento dos consumidores.

Além disso, por meio da tecnologia também é possível ainda garantir campanhas de marketing mais direcionadas, evitando a perda de tempo e dinheiro com ações que não geral resultados consistentes.

As estratégias de marketing de serviços têm o potencial de beneficiar escritórios de advocacia em várias frentes e não apenas na conversão em vendas. Portanto, implemente as medidas citadas acima e desenvolva um processo de comunicação que engaja seu público-alvo e interações que se refletem em mais capitações e fidelizações para o seu negócio.