Marketing para Advogados: O que Você Precisa Saber para Começar

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Marketing para Advogados: O que Você Precisa Saber para Começar

Em um cenário cada vez mais competitivo e digitalizado, o marketing para advogados se tornou um importante aliado de escritórios que buscam captar novos clientes, elevar sua autoridade, assim como fortalecer sua presença online.

Afinal, com mais pessoas se mantendo conectadas diariamente, buscar ferramentas e soluções que lhe permitam estar presente onde seu público mais frequenta é essencial não só para gerar um nível maior de aproximação e engajar potenciais clientes, como também para ampliar sua credibilidade no mercado

Ao compreender e aplicar as melhores práticas de marketing para advogados, você também consegue atrair novos clientes, gerar mais fidelizações e construir uma reputação sólida com mais facilidade.

Mas, como dar o primeiro passo e implementar o marketing para advogados de maneira assertiva e ética? Nesse artigo vamos explicar detalhadamente tudo o que você precisa saber para começar a usar o marketing jurídico a favor do seu escritório de advocacia.

Continue lendo e veja a seguir como posicionar seu negócio no mercado, captar clientes e construir uma marca que inspira confiança através do marketing para advogados.

O que é marketing para advogados?

Marketing para advogados nada mais é do que um conjunto de estratégias de posicionamento voltadas para o setor jurídico.

Seu objetivo consiste em agregar valor aos serviços prestados pelo escritório de advocacia, a fim de atrair e fidelizar clientes, ampliar sua visibilidade, gerar autoridade, fortalecer a imagem da marca e impulsionar o crescimento do negócio.

Ou seja, o marketing para advogados consiste em uma variação do marketing convencional, mas voltado para o setor jurídico, onde o foco principal está em atender as necessidades e objetivos de profissionais e empresas em relação ao seu posicionamento e reconhecimento, seja online ou offline.

A importância do marketing para advogados

marketing para advogados
Benefícios do marketing para advogados

Investir em marketing jurídico é uma abordagem importante não apenas para quem deseja promover serviços e atrair novos clientes respeitando as normas da OAB.

Esse é um recurso valioso que permite a advogados e escritórios se conectar diretamente com seu público-alvo, compreendendo suas necessidades e oferecendo soluções alinhadas aos seus interesses. Além disso, o marketing para advogados também é uma prática vantajosa porque:

Melhora o relacionamento com sua base de clientes

No marketing jurídico, é possível implementar estratégias de comunicação que ajudam a otimizar o relacionamento com clientes.

Seja por meio da construção de uma plataforma digital que ofereça uma excelente experiência e usabilidade aos usuários, permitindo o acesso facilitado a informações sobre serviços. Ou mesmo com o fornecimento de múltiplos canais de contato com um conceito ominichannel para um atendimento fluido e coeso ao cliente.

Com o marketing para advogados, é possível desenvolver ações que fazem seu cliente se sentir especial, elevando sua taxa de confiança e melhorando cada vez mais a relação com seu escritório de advocacia.

Favorece o alcance de metas e objetivos

O marketing jurídico também tem o potencial de gerar leads mais qualificados, ou seja, potenciais clientes que apresentam chances maiores de conversão.

Consequentemente, a demanda de novos clientes aumenta, favorecendo o alcance de metas e objetivos pela empresa, especialmente no quesito financeiro e de expansão do negócio.

Impulsiona sua autoridade de mercado

Quem não é visto, não é lembrado. Essa é uma frase que reflete bem a necessidade atual das marcas em se fazer presente no cotidiano do seu público. Isso vale para qualquer mercado, inclusive no setor jurídico.

Com o marketing no setor jurídico, seu escritório terá a chance de, a partir de ações bem estruturadas, construir uma autoridade crescente e sólida em seu mercado de atuação. Isso ajudará a melhorar a percepção da sua marca pelo público-alvo, além de desempenhar um papel essencial no fortalecimento da confiança dos clientes em relação ao seu escritório.

Eleva a competitividade

Assim como acontece em vários segmentos do mercado, o ramo da advocacia tende a ser uma área bastante competitiva.

Segundo dados da OAB, o Brasil é o país com maior proporção de advogados por habitante. Ao todo, são cerca de 1,37 milhão de profissionais que exercem regularmente a advocacia no país.

Portanto, poder contar com soluções que fortaleçam sua competitividade em meio a um cenário tão disputado como o setor jurídico é crucial para sustentabilidade do negócio. E é exatamente isso que o marketing para advogados oferece.

Marketing para advogados: Por onde começar?

marketing para advogados
Passos para implementar o marketing para advogados

Agora você já sabe o que é e os benefícios que o marketing jurídico pode oferecer para advogados e escritórios de advocacia. Mas, como aplicar as estratégias de marketing jurídico na prática?

No geral, existem alguns passos considerados indispensáveis para construção de ações de marketing para advogados efetivas e com foco em resultados. São eles:

Planejamento

Para implementar boas estratégias de marketing no setor jurídico, primeiramente é importante contar com um planejamento coerente.

Afinal, é por meio de um plano de ação bem estruturado que você saberá onde quer chegar e quais ferramentas serão necessárias para alcançar suas metas e objetivos com o marketing jurídico.

A elaboração de um planejamento de marketing jurídico costuma variar de acordo com as necessidades e expectativas de cada marca. Mas, via de regra, é importante que nesse planejamento conste alguns pontos essenciais como:

  • Metas a serem alcançados

  • Investimento a ser realizado

  • Descrição dos meios utilizados para o alcance das metas

  • Prazo para conclusão de cada etapa

Detalhar todos esses pontos no planejamento é essencial para dar seguimento em suas ações de marketing para advogados e ampliar suas chances de sucesso com a aplicação dessas estratégias.

Persona

Quando se fala em marketing jurídico, outro passo tão importante quanto o planejamento, é a definição da sua persona.

Você precisa compreender que é o seu ‘cliente ideal’. Afinal, sem esse entendimento, dificilmente terá como planejar ações alinhadas às expectativas e necessidades do seu público-alvo e construir um relacionamento mais próximo e duradouro com ele.

Por isso, faça uma pesquisa e analise os hábitos, costumes, localidade, idade, entre outras características do seu público para conseguir chegar à sua persona.

Conteúdo

Uma vez que conseguir definir quem é sua persona, o passo seguinte do marketing para advogados consiste em produzir conteúdos que agregam valor e sejam relevantes para seus potenciais clientes.

Mas atenção! Estabelecer uma boa estratégia de conteúdo não significa publicar vários textos ou vídeos por dia. Nesse aspecto, é importante que dê prioridade sempre a qualidade em detrimento da quantidade.

Ou seja, ao invés de números, priorize a oferta de conteúdos informativos e relevantes, que possam nutrir seu público, tanto em relação a temas importantes no direito, como sobre os diferenciais que seus serviços oferecem.

Além disso, é de suma importância que, ao criar conteúdos para fins de marketing, você leve em consideração as diretrizes do Código de Ética da OAB. De acordo com essas normas, a publicidade profissional no direito é permitida, desde que tenha caráter meramente informativo.

Desse modo, tanto conteúdo quanto outras ações de marketing devem ter como foco informar os clientes e não a promoção direta de serviços.

Canais de interação

Para que seu conteúdo e marca conquistem um maior alcance e você eleve sua autoridade de mercado, é crucial marcar presença em diferentes canais digitais.

Atualmente, existem várias plataformas online onde o público-alvo voltado para o setor jurídico pode ser alcançado, como Facebook, Instagram, Twiter, Youtube, Whatsapp entre outros.

Mas atenção! Evite criar conteúdos e sair replicando em todas as redes sociais e plataformas de interação. Essa é uma abordagem que pode mais atrapalhar do que ajudar no alcance dos seus objetivos.

Ao invés disso, direcione melhor suas estratégias de marketing para advogados nesses canais de interação, alinhando sua produção e objetivos de acordo com as características de cada meio de comunicação.

Não há dúvidas de que o marketing para advogados é uma ferramenta indispensável para destacar seu escritório em um mercado competitivo. Afinal, além de atrair clientes, ele fortalece sua autoridade, amplia sua presença online e ajuda a construir uma marca sólida e confiável.

No entanto, para alcançar resultados efetivos, é fundamental adotar estratégias éticas e alinhadas às normas da OAB, investindo em conteúdo relevante e relacionamento com o público.

Se você deseja impulsionar sua advocacia e alcançar novos patamares, não ignore o poder do marketing. Considere os passos acima e comece a usar essa estratégia agora mesmo para garantir o crescimento do seu escritório!