Cada vez mais implementado no meio jurídico, o atendimento por whatsapp se tornou uma ferramenta indispensável por oferecer mais conveniência e agilidade na comunicação com potenciais clientes.
Com esse aplicativo de mensagens instantâneas, é possível trocar mensagens de texto, efetuar chamadas de voz, compartilhar arquivos. E tudo isso pode ser usado para estabelecer um relacionamento mais próximo e eficiente com seu público.
Desse modo, para advogados e escritórios de advocacia, oferecer atendimento por Whatsapp representa uma excelente estratégia que ajuda a manter um canal de comunicação aberto e acessível, elevando a satisfação de consumidores e clientes.
Mas, para isso, é fundamental entender como usar o whatsapp para realizar atendimentos e atrair novos clientes, sem que isso comprometa a experiência do seu público ou mesmo a reputação do escritório.
Continue lendo e conheça as melhores práticas e ferramentas que pode usar no atendimento por whatsapp e transforme esse recurso em uma estratégia valiosa para otimizar a comunicação e experiência dos clientes com seu escritório de advocacia.
Advogado pode oferecer serviços ou realizar atendimento por WhatsApp?
Quando se fala em atendimento por whatsapp na advocacia, é comum que surjam muitas dúvidas. Uma das principais envolve a oferta de serviços por esse canal de comunicação. Afinal, advogado pode oferecer serviços ou fazer consultas pelo Whatsapp?
Para responder a essa pergunta é essencial entender como as normas éticas da OAB percebem o uso dessa ferramenta no meio jurídico.
De modo geral, as regras da OAB contam com alguns dispositivos que tratam sobre o uso de ferramentas digitais para fins de publicidade e marketing na advocacia. Uma delas que trata de forma expressa acerca de apps de mensagens como Whatsapp é o Provimento n.205/2021, que traz em seu anexo referente a aplicativos para responder consultas jurídicas o seguinte texto:
‘Não é admitida a utilização de aplicativos de forma indiscriminada para responder automaticamente consultas jurídicas a não clientes por suprimir a imagem, o poder decisório e as responsabilidades do profissional, representando mercantilização dos serviços jurídicos.’
Ou seja, de acordo com o dispositivo legal acima, o advogado não pode usar o Whatsapp para realizar consultas jurídicas. O mesmo também vale para oferta e mercantilização dos serviços jurídicos.
Esse aplicativo pode ser usado na advocacia apenas para fins de comunicação e esclarecimento de dúvidas, seja com quem já é cliente do escritório, como para pessoas que solicitarem ou autorizarem previamente o contato através desse meio de comunicação.
Benefícios do atendimento por whatsapp na advocacia
Embora o atendimento por whatsapp envolva algumas restrições impostas pelo Código de Ética da OAB, adotar essa ferramenta como canal de comunicação proporciona vantagens significativas, como:
Maior acessibilidade e conveniência
O whatsapp é uma ferramenta que possibilita interações mais diretas e acessíveis, onde o cliente pode entrar em contato no momento que lhe for mais oportuno. E o mais importante, sem a necessidade de se deslocar até o escritório.
Além disso, esse é um recurso que também facilita a comunicação, permitindo ao advogado sanar dúvidas, agendar reuniões ou mesmo compartilhar informações e arquivos importantes em tempo real.
Tudo isso faz do atendimento por whatsapp uma prática capaz de torna a comunicação muito mais acessível e conveniente, aproximando cada vez mais os clientes do seu escritório de advocacia.
Menor tempo de resposta
Atender clientes por whatsapp transforma a dinâmica dos escritórios de advocacia ao reduzir de modo significativo o tempo de resposta ao cliente. Através dessa plataforma, é possível enviar notificações instantâneas e fornecer atualizações rapidamente acerca de processos e outras demandas jurídicas.
Além disso, ao integrar o whatsapp com ferramentas de automação, é possível configurar o envio de mensagens automáticas, o que contribui para manter a comunicação fluida, garantindo que o cliente fique atualizado sobre seu caso e seja atendido sem atrasos, mesmo quando estiver fora do horário comercial.
Melhor gestão de contatos e interações
O atendimento por whatsapp também permite ao advogado organizar dados de contatos e interações em um só lugar, favorecendo o monitoramento contínuo e a priorização de demandas, sobretudo quando é integrado a sistemas de gestão, como um CRM.
Assim, os escritórios não só ganham em agilidade e eficiência na comunicação, como otimizam sua gestão de contatos, elevando a satisfação do seu público e melhorando a experiência do cliente, fatores esses que se refletem em mais captações e fidelizações.
Como realizar um atendimento eficiente por whatsapp
Investir no atendimento por whatsapp na advocacia é uma estratégia que ajuda a construir conexões com clientes de forma prática, rápida e eficaz. Contudo, não é da noite para o dia que isso acontece.
Promover um atendimento de excelência usando essa plataforma a favor do seu escritório requer planejamento e organização, além de algumas boas práticas, que incluem:
Tenha familiaridade com o aplicativo de mensagens
Inicialmente, é importante que tanto o advogado quanto sua equipe se familiarizem com o uso do Whatsapp. Por isso, toda a equipe deve conhecer na prática as funcionalidades que o app oferece, sobretudo aquelas que serão uteis para o atendimento e comunicação com o cliente.
Adote diretrizes para o atendimento por Whatsapp
Também é necessário implementar diretrizes claras e objetivos quanto ao uso do aplicativo para atendimento ao público. Isso inclui desde definir horários de atendimento via whatsapp, até estabelecer protocolos de segurança, bem como os tipos de dados que podem ser compartilhados nessa plataforma sem infrigir as regras da OAB.
Informe sobre a disponibilidade de atendimento por whatsapp
De nada adianta seu escritório oferecer atendimento por whatsapp se o seu público sequer tem conhecimento dessa possibilidade.
Desse modo, certifique de informar seus clientes sobre o atendimento nesse aplicativo e como eles podem usar essa ferramenta para solicitar informações e se comunicar sobre seus casos jurídicos.
Conte com recursos de gestão
Também é essencial que o escritório conte com boas ferramentas de gestão para manter o atendimento por whatsapp em ordem, garantindo a segurança e confiabilidade das informações.
Além disso, com as ferramentas certas, é possível também usar as interações no whatsapp para obter insights valiosos que irão tornar a comunicação e atendimento ao seu público muito mais satisfatório.
Ferramentas que aprimoram o atendimento por whatsapp
Existem alguns recursos disponíveis que ajudam a melhorar o atendimento por whatsapp, oferecendo mais comodidade, agilidade e segurança no acesso as informações.
Uma delas é o software de gestão de relacionamento com o cliente, mais conhecido pela sigla CRM. Com essa ferramenta integrada ao whatsapp, é possível armazenar e acompanhar todo o histórico de interações com clientes do seu escritório de um só lugar.
Além disso, outras ferramentas como tecnologias baseadas em inteligência artificial, também são ótimos recursos para automatizar funções no atendimento por whatsapp e analisar dados, a fim de identificar pontos de melhoria nas interações com seu público através desse canal.
Portanto, se o seu objetivo é garantir maior eficiência na comunicação com seu público, oferecendo agilidade, comodidade e uma melhor experiência, use o atendimento por whatsapp a seu favor e fortaleça suas relações adotando as melhores práticas e ferramentas em suas interações.