Advogados e escritórios de advocacia quem buscam captar novos clientes e fortalecer sua presença meio digital, certamente tem no marketing para redes sociais um grande aliado.
Afinal, com boas estratégias e sabendo como interagir nessas plataformas, você pode ajudar seu escritório a construir maior autoridade, atrair seguidores engajados e fazer da sua presença nas redes uma poderosa ferramenta de captação de clientes e rentabilidade para o seu negócio.
Contudo, aqueles que usam as redes sociais e seus recursos como parte do seu planejamento de marketing jurídico precisam avaliar com cuidado suas práticas nessas plataformas. Isso porque existem alguns erros que podem não só afastar potenciais clientes, como comprometer sua imagem profissional nas redes.
Seja uma abordagem com a qualidade e constância incompatível com aquilo que seu público espera. Até o uso ineficaz das ferramentas que as plataformas digitais disponibilizam, ou mesmo a criação e postagem de conteúdos que não atendem as necessidades dos seus leads.
Cada detalhe pode fazer toda diferença, vindo muitas vezes a prejudicar mais do que ajudar suas ações de marketing de serviços nas redes. Por isso, entender como agir de forma estratégica e o que evitar nessas plataformas é crucial.
Continue lendo e veja a seguir quais erros precisa evitar para utilizar o marketing para redes sociais a favor do seu negócio.
O que um advogado não pode fazer nas redes sociais?
Com o aumento no uso das redes sociais, muitos profissionais da advocacia veem nessas plataformas uma excelente oportunidade para alcançar mais pessoas, aproximar sua marca de potenciais clientes e fortalecer seu negócio no universo digital.
Contudo, em se tratando de marketing para redes sociais, existem alguns cuidados que o advogado precisa ter, especialmente sobre o que ele não pode fazer nessas plataformas, a fim de se manter em conformidade com as regras impostas pela OAB.
De acordo com o Código de Ética da OAB, existem algumas práticas que o advogado precisa evitar para não prejudicar a imagem da advocacia, como:
A publicação de conteúdos sensacionalistas
Precificar serviços publicamente
Impulsionar publicações com fins, exclusivamente, comerciais
Fazer promessas de resultados ou ganhos de causa
Além disso, segundo o artigo 33, inciso I ao V do Código de Ética da OAB, também é vetado ao advogado:
I – responder com habitualidade consulta sobre matéria jurídica, nos meios de
comunicação social, com intuito de promover-se profissionalmente;
II – debater, em qualquer veículo de divulgação, causa sob seu patrocínio ou patrocínio
de colega;
III – abordar tema de modo a comprometer a dignidade da profissão e da instituição que
o congrega;
IV – divulgar ou deixar que seja divulgada a lista de clientes e demandas;
V – insinuar-se para reportagens e declarações públicas.
Portanto, de acordo com as normas acima, qualquer tipo de interação envolvendo dúvidas jurídicas devem ser respondidas de forma comedida, não devendo o advogado usar as redes sociais como um meio para realização de consultas jurídicas.
Erros que se deve evitar no marketing para redes sociais
O marketing para redes sociais é uma estratégia que oferece a advogados e escritórios de advocacia a oportunidade perfeita de se conectar com clientes de forma direta e eficaz.
No entanto, para ter sucesso no uso das redes sociais e conquistar bons resultados com ações de marketing jurídico nessas plataformas, é importante evitar alguns erros:
1. Ser inconstante nas publicações
Quem investe em marketing para redes sociais, precisa ter em mente que a constância nas postagens é fator vital para manter o engajamento e elevar o alcance das publicações.
Desse modo, publicar conteúdos nas redes sociais de forma irregular é um erro que todo profissional da advocacia deve evitar. Além prejudicar a captação de novos clientes, a ausência de constância nas postagens, também transmite a impressão de falta de comprometimento do advogado ou escritório com sua audiência.
Lembrando que ser constante nas postagens não é o mesmo que ser frequente e entender essa diferença também é crucial. Enquanto que postar com frequência está mais relacionado a quantidade de conteúdos que você posta, ser constante nas postagens vai além disso.
Significa ter a disposição uma rotina de produção planejada e que garanta a continuidade das postagens de modo estratégico e eficaz.
Então, seja constante em suas postagens. Para isso, elabore um calendário editorial de conteúdos para as redes e defina uma rotina de postagens. Isso servira para manter sua marca ativa e o engajamento em dia nessas plataformas.
2. Produzir conteúdo irrelevante para seu público-alvo
Do que adianta você postar vários conteúdos por dia e nenhum deles não oferecer algum valor agregado para seu público?
Ao cometer esse erro, além de desperdiçar tempo e recursos, você estará confundindo sua audiência com conteúdos que não interessam o seu público e nem demonstram suas competências jurídicas.
Desse modo, é de suma importância que, durante a elaboração dos temas e conteúdos que irá postar nas redes, você considere os seguintes pontos:
Conheça os interesses e necessidades do seu público-alvo. Isso vai nortear suas ações para seleção de temas e conteúdos que realmente agregam valor aos seus leads.
Evite usar um linguajar jurídico nas postagens. Ao invés disso, adote uma abordagem que seja de fácil entendimento para sua audiência. Assim, eles terão uma melhor percepção acerca do valor agregado em suas postagens
Seja claro e objetivo em seus conteúdos, explicando de forma coerente e ética como seu serviço pode ajudar seus potenciais clientes.
Além disso, invista em conteúdos informativos e que reforçam sua autoridade no assunto. Essa é a base para criação de postagens relevantes e que ajudarão a impulsionar suas estratégias de marketing para redes sociais.
3. Não saber qual é sua persona na advocacia
Esse é um dos erros que os advogados mais cometem quando começam a investir em estratégias de marketing para redes sociais.
Entender quem é sua persona é vital em qualquer ação de marketing e não apenas naquelas que focam nas redes. Afinal, sem uma persona bem definidas, dificilmente você saberá para qual grupo de pessoas deve direcionar suas ações e, portanto, não terá como criar conteúdos direcionados e eficazes.
Mas, o que significa esse termo? Como identificar a persona em serviços jurídicos?
Basicamente, a persona é o termo usado para representar seu ‘cliente ideal’. Ou seja, é a pessoa cujas características e necessidades a tornam o cliente perfeito para o setor jurídico. Desse modo, qualquer ação de marketing que for implementar nas redes sociais deve se basear em sua persona.
Para definir quem é sua persona, colete dados sobre seus potenciais clientes, que envolvam desde características pessoais como idade, gênero, localização e etc., até suas necessidades, interesses e perfis de comportamento nas redes.
Com essas informações em mãos, você terá o que precisa para elaborar uma representação fictícia do seu cliente ideal, ou seja, daquela pessoa cujo seus serviços são capazes de atender com excelência.
4. Tentar ser autossuficiente
Tentar gerenciar todas as demandas sozinho no marketing para redes sociais é outro erro que leva muitos profissionais ao fracasso. Afinal, obter bons resultados consistentes no uso dessas plataformas é uma prática que exige qualidade, planejamento e constância.
Desse modo, tentar planejar e produzir conteúdos para as redes sociais, bem como interagir com a audiência, acompanhar métricas e cuidar de outras demandas igualmente importantes sozinho é um erro que você precisa evitar.
Ao invés disso, aprenda a delegar tarefas, bem como invista em ferramentas tecnológicas para automação de alguma das ações de marketing para redes sociais. Assim, suas chances de garantir uma estratégia executada com excelência e com foco em resultados são maiores.
Portanto, agora que você sabe o que evitar no marketing para redes sociais, que tal colocar essas dicas em prática? Invista no planejamento e oferta de conteúdos de qualidade, seja constante nas redes, personalize sua comunicação e descubra como essas ações simples podem fazer toda a diferença na execução das suas estratégias nessas plataformas.