Em um cenário cada vez mais digitalizado, a tecnologia da informação e comunicação é um recurso que vem transformando a rotina de empresas em vários segmentos e no setor jurídico não é diferente.
Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos vêm implementando desde softwares de automação, até plataformas digitais, inteligência artificial entre outras ferramentas para otimizar seus processos, melhorar o gerenciamento e segurança de seus dados, além de garantir maior produtividade e um atendimento ágil aos clientes.
O uso de diferentes tecnologias da informação e comunicação também desempenham um papel central no processamento e armazenamento de grandes volumes de dados. Na prática jurídica, isso se traduz em mais agilidade no fluxo de trabalho, como uma experiência do cliente aprimorada.
Por isso, mais do que nunca, as TICs se tornam fundamentais para aqueles que buscam maior eficiência operacional e no atendimento ao cliente, alta performance, além de inclusão digital.
Continue lendo e veja a seguir como a tecnologia da informação e comunicação está revolucionando a prática jurídica e se tornando uma aliada poderosa na modernização da rotina em escritórios de advocacia.
O que é tecnologia da informação e comunicação na advocacia?
Também conhecida pela sigla TIC, a tecnologia da informação e comunicação consiste, basicamente, em recursos tecnológicos e ferramentas de inovação voltados para simplificar o processo de comunicação, assim como o acesso a dados relevantes nas empresas. Isso inclui desde softwares e sistemas para processamento de dados, até dispositivos, redes de comunicação, entre outros.
Na prática jurídica, as TICs desempenham um papel vital na forma como o trabalho, aprendizado e as interações acontecem.
Ou seja, a partir desses recursos, profissionais conseguem acessar de forma instantânea a dados e processos, bem como estabelecer uma comunicação com equipes e clientes de uma maneira mais fluida, ágil e eficiente.
Tipos de tecnologia da informação e comunicação
De modo geral, é possível categorizar as tecnologias da informação e comunicação de acordo com sua funcionalidade em quatro tipos:
Tecnologia de informação
Basicamente, fazem parte dessa categoria os sistemas e tecnologias desenvolvidas com o objetivo de coletar, processar, armazenar e distribuir dados. Desse modo, estão entre as tecnologias de informação os bancos de dados, servidores, sistemas de gestão de dados e demais programas voltados para análise e gestão de informações nas empresas.
Tecnologia de comunicação
Esse é um tipo de tecnologia da informação e comunicação que visa simplificar a troca de dados nas organizações, além de permitir a conexão entre pessoas a partir de uma comunicação em tempo real. Portanto, de dispositivos como apps de mensagens instantâneas, a e-mails ou dispositivos para videoconferência e redes de telefonia, são exemplo de ferramentas que apresentam essas funcionalidades.
Sistemas de automação e informação
Essa é uma categoria composta por ferramentas que ajuda a automatizar processos, seja para fins pessoais de organização, ou mesmo para fins corporativos, na gestão organizacional.
Como exemplo, é possível citar sistemas de ERP, tecnologias de inteligência artificial, softwares de CRM e machine learning, entre tantas outras tecnologias que existem para otimizar diferentes aspectos na rotina das empresas.
Tecnologia de rede
Fazem parte desse grupo as ferramentas consideradas indispensáveis para manter dispositivos conectados e, assim garantir uma transmissão de dados eficiente. Isso inclui desde roteadores, até cabos de rede e protocolos de internet.
Portanto, o conjunto de recursos que compõe a tecnologia da informação e comunicação apresentam diferentes funcionalidades e níveis de complexidade. Mas, apesar disso, todas convergem para um único propósito, que é o de melhorar o acesso a informação e a comunicação no ambiente de trabalho.
Vantagens das TICs na prática jurídica
Empresas que adotam os recursos de tecnologia da informação e comunicação em sua rotina diária contam com vários benefícios que as tornam ainda mais eficientes, produtivas e competitivas. Entre as principais vantagens, podemos citar:
Acesso simplificado a informação
Com a tecnologia da informação e comunicação, os dados se tornaram cada vez mais acessíveis. Isso porque, ao invés de buscar informações em arquivos físicos, hoje tudo pode ser digitalizado.
Desse modo, advogados e suas equipes podem acessar diversos arquivos de forma simultânea. Essa rapidez e eficiência no acesso as informações permite aos profissionais atender com agilidade as necessidades de seus clientes, acompanhar melhor seus processos, bem como a responder de maneira proativa a mudanças de cenários.
Produtividade
Ao implementar tecnologias de automação na prática jurídica, os escritórios de advocacia conseguem poupar tempo e recursos com a execução de tarefas repetitivas e burocráticas. Assim, grande parte da equipe pode focar em atividades mais estratégicas do negócio.
Além disso, os recursos de automação também ajudam a mitigar erros, ampliado a precisão em processos, além de otimizar a gestão de prazos. Tudo isso acaba resultando em maior produtividade e eficiência na rotina de trabalho.
Comunicação ágil e eficiente
Maior facilidade na comunicação é um dos principais objetivos que a tecnologia da informação e comunicação proporciona na prática jurídica. Isso porque, através desses recursos, é possivel aproximar pessoas e garantir interações mais fluidas no cotidiano.
Com ferramentas de automação integradas a canais de comunicação, como whatsapp por exemplo, o advogado consegue estabelecer interações contínuas com seus clientes, oferecendo respostas precisas e com menos tempo de espera.
Consequentemente, isso resulta em maior satisfação do seu público-alvo, o que leva a maiores chances de conversões e fidelizações.
E quando se usa sistemas de gestão de relacionamento nesse processo de interação, escritórios de advocacia ganham ainda mais em eficiência, garantindo o acesso simplificado e controle de todas as suas interações. Isso resulta em melhorias substâncias na comunicação, aproximando o escritório dos clientes e, com isso, garantindo relações mais fortes e duradouras.
Acesso a novas oportunidades de crescimento
A tecnologia da informação e comunicação também é vantajosa para negócios que buscam expandir suas oportunidades de negócio.
A digitalização de processos, aliada a investimentos em marketing digital, possibilita a escritórios de advocacia promover seus serviços para públicos de qualquer localidade. Além disso, com as TICs também é possível estabelecer vínculos com profissionais de qualquer lugar, a partir do trabalho remoto.
Essas possibilidades não só contribuem para levar a imagem da empresa a mais lugares e escalar resultados, como também é uma ótima oportunidade de fortalecer sua força de trabalho, com a captação de novos talentos fora dos seus limites geográficos.
Maior segurança
Com a tecnologia da informação e comunicação, as empresas do setor jurídico também conseguem obter mais segurança, especialmente no processamento e armazenamento de suas informações.
A partir de sistemas em nuvem, advogados podem armazenar e compartilhar dados com equipes de uma forma cômoda e segura. Além disso, com recursos de TICs, também é possível manter uma rotina de beckups e acesso a informação mais rigorosa, o que diminuir as chances de perda de dados, violações de informações, entre outras vulnerabilidades.
Diante de tantas melhorias que a tecnologia da informação e comunicação pode oferecer à prática jurídica, é notórico como esses recursos se tornam cada vez mais indispensáveis na advocacia moderna.
Adotar essas tecnologias é mais do que uma tendência. Trata-se de uma necessidade latente, sobretudo para aqueles que visam contar com mais eficiência, segurança e inovação em seus processos, e se destacar em um mercado competitivo e em constante evolução.
Portanto, agora que já conhece todos os benefícios da tecnologia da informação e comunicação na prática jurídica, conte com esses recursos a seu favor e otimiza sua rotina para oferta de serviços com qualidade e excelência.