Entender o que é um CRM e como usar essa ferramenta em escritórios de advocacia nunca foi tão relevante como é atualmente. Afinal, além da qualidade dos serviços prestados, uma gestão satisfatória no relacionamento com os clientes também é determinante em qualquer negócio no setor jurídico.
Para os advogados, garantir um atendimento qualificado, que seja capaz de antecipar as dores e necessidades dos clientes e, com isso, prestar uma assistência ágil, eficiente e personalizada é fundamental. Contudo, essa é também uma tarefa desafiadora, já que manter o controle sobre os dados e interações com os clientes é algo que demanda tempo e muitos recursos.
Nesse contexto, um CRM é uma inovação que atua como grande aliado, centralizando as informações sobre clientes, processos e prazos, além de automatizar operações de rotina, levando mais eficiência e otimizando a comunicação com os clientes.
Quer saber o que é um CRM jurídico, para que serve e como essa ferramenta pode revolucionar a gestão do seu escritório de advocacia e fortalecer o relacionamento com os clientes? Continue lendo e fique por dentro de tudo sobre essa poderosa tecnologia para gestão de relacionamentos!
O que é um crm e para que serve
Para você que não sabe o que é um CRM, essa é a sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. No entanto, o conceito de CRM vai muito além disso.
Trata-se basicamente de uma ferramenta de gestão capaz de automatizar processos, integrar dados, contatos e canais de comunicação, a fim de garantir um atendimento mais ágil, além de fornecer insights sobre os clientes, personalizando as interações e, consequentemente, gerando mais fidelizações.
Portanto, um CRM jurídico serve principalmente para sistematizar a gestão de relacionamento. Com essa ferramenta, os advogados passam a ter uma visão abrangente e atualizada de cada processo e do contato com os clientes.
Como resultado, essa tecnologia não só eleva a eficiência operacional dos escritórios de advocacia, como também ajuda a fortalecer a conexão com os clientes.
Como funciona um crm jurídico
Tão importante quanto saber o que é um CRM jurídico, é entender como essa tecnologia funciona na prática.
De modo geral, um CRM jurídico funciona como um sistema de gestão completo e digitalizado, projetado para suprir necessidades especificas de empresas no setor jurídico. Para escritórios de advocacia, essa ferramenta centraliza todos os dados e atividades relacionadas aos clientes e seus processos em um só lugar.
Assim, a partir de uma interface intuitiva e inteligente, o CRM jurídico fornece todas as informações importantes sobre leads e clientes e suas interações, otimizando o contato e simplificando o acompanhamento de cada caso.
De requisições de clientes, a serviços prestados, dados de contato ou interações passadas com clientes novos ou cadastrados. Todas essas informações são mapeadas e disponibilizadas para que os advogados consigam antecipar as necessidades dos clientes e, com isso, ofereçam um atendimento ativo em vez de reativo.
Por que investir em crm para escritório de advocacia
Atualmente vivemos na era da Transformação Digital, onde os consumidores buscam por maior conveniência, além de uma ótima experiência no relacionamento com as marcas.
Desse modo, inovações como plataformas de CRM podem ajudar escritórios de advocacia a sistematizar sua gestão de relacionamentos, oferecendo uma série de benefícios que vão além da comunicação com sua base de contatos, como:
Melhora a visibilidade
Com o CRM jurídico, os escritórios de advocacia passam a ter uma visão mais completa e centralizada sobre a jornada do cliente. Assim, é possível acompanhar de perto cada passo que o cliente percorre desde a primeira interação, e garantir um atendimento de excelência ao longo de toda a jornada, fortalecendo a conexão com o cliente e elevando a visibilidade do negócio.
Automatiza rotina de trabalho
A rotina dentro de um escritório de advocacia muitas vezes envolve uma série de tarefas e grande volume de informações. Processar tudo isso de forma manual pode ser desafiador, além de bastante cansativo.
Nesse ponto, saber o que é um CRM jurídico e como implementa-lo no seu escritório é vantajoso, uma vez que essa ferramenta automatiza operações de rotina, como cadastro de clientes e processos, agendamento de reuniões, envio de lembretes entre outras atividades relacionadas a gestão de relacionamento com leads e clientes. Assim, essa ferramenta garante a resolução de problemas com mais agilidade e eficiência.
Centraliza informações
Não importa se o seu escritório de advocacia trabalha com poucos ou milhares de clientes. O volume de informações, documentos e processos que a rotina no meio jurídico envolve sempre demanda atenção redobrada.
Por isso, contar com soluções capazes de manter todas as informações ordem e armazenadas com segurança é fundamental. Com uma plataforma de CRM jurídico, todos os registros são organizados, classificados e gerenciados com máxima eficiência em um só lugar.
Além disso, ao centralizar as informações com o CRM, isso possibilita o compartilhamento das informações entre membros da equipe. Isso não só facilita o acesso aos dados, como agiliza o atendimento dos clientes.
Eleva a satisfação no atendimento
Garantir máxima excelência no atendimento e interações com os clientes é o objetivo de qualquer empresa e nos escritórios de advocacia não é diferente.
Nesse sentido, implementar tecnologias como um sistema CRM jurídico faz toda diferença ao melhorar a comunicação com os clientes. Essa plataforma oferece ferramentas que permitem aos advogados personalizar abordagens com base nos dados e dores dos seus clientes.
Como resultado, essa personalização no atendimento acaba criando níveis de interações mais profundos e satisfatórios, que ajudam a transformar oportunidades em clientes reais. Inclusive, pesquisas apontam um aumento de 47% na satisfação e retenção de clientes em empresas que utilizam sistemas de CRM.
Gera maior credibilidade
Ao melhorar a qualidade do atendimento e a gestão dos contatos, o CRM Jurídico também gera maior credibilidade aos escritórios de advocacia. Como?
Apoiados pelo CRM jurídico, os advogados conseguem ter acesso ao histórico completo de suas interações e processos em poucos cliques. Desse modo, eles podem oferecer respostas mais rápidas e precisas aos seus clientes. Isso demonstra maior profissionalismo, criando uma imagem de confiança e compromisso, fatores que ajudam a elevar a credibilidade do negócio.
Além disso, a automatização de processos que o CRM proporciona também reduz falhas nas interações e cumprimento de prazos processuais. Consequentemente, isso ajuda a construir uma imagem de eficiência e confiabilidade que só potencializa a reputação do escritório no mercado.
Seu escritório de advocacia precisa de um crm?
Não há dúvidas de que um sistema de CRM Jurídico pode oferecer vários benefícios, ajudando a melhorar a gestão de relacionamento e eficiência operacional em escritórios de advocacia.
Contudo, se você ainda tem dúvidas se sua empresa necessita do uso dessa ferramenta, saiba que existem alguns sinais evidentes e que demonstram claramente essa necessidade, como:
Você tem dificuldade para localizar dados dos clientes e de processos para tomada de decisão com agilidade;
Sua empresa está escalando mais rápido do que está preparado e isso tem afetado a gestão de clientes e demandas;
Grande parte da gestão operacional e de relacionamento com clientes é feito a partir de processos manuais como planilhas e registros físicos;
Você e sua equipe perdem prazos ou sentem dificuldade em monitorar o andamento de processos;
Seus clientes reclamam da falta de retorno ou demora em obter respostas;
Em sua base de contato consta informações desatualizadas e dispersas;
Existe uma dificuldade latente no compartilhamento de dados entre membros da equipe;
Seu escritório está perdendo oportunidades de fechar novos contratos por falta de acompanhamento de leads ou follow-ups.
Esses são apenas alguns dos desafios que um escritório de advocacia pode enfrentar. Porém, com um CRM é possível superar todos esses obstáculos e transformar a gestão de clientes, elevando a eficiência e melhorando o atendimento e relacionamento com seu público.