Saber como reter clientes é considerada uma importante estratégia de crescimento em diversas áreas, inclusive na advocacia. Contudo, essa é também uma tarefa para muitos advogados e escritórios de advocacia.
Afinal, com consumidores cada vez mais exigentes, somente prestar um serviço de qualidade não é o suficiente para construção de um vínculo duradouro entre cliente e escritório de advocacia.
É preciso ir além e criar estratégias que geram satisfação, mais confiança e fortaleçam essa relação, de modo que além de retornar em momentos de necessidade, os clientes também passem a recomendar seus serviços para outras pessoas.
Mas, como fazer isso na prática? Quais estratégias adotar para ter como reter clientes na advocacia com mais facilidade?
Nesse artigo, vamos explicar a importância de investir na retenção de clientes e como fazer para fidelizar sua audiência adotando algumas práticas que não só ajudam a construir relacionamentos sólidos, como agregam valor aos serviços e contribuem para destacar sua marca no mercado. Confira!
O que é retenção de clientes?
Em termos gerais, a retenção de clientes consiste em um conjunto de ações que permite a uma empresa fidelizar sua base de clientes, evitando que eles busquem na concorrência a solução para suas necessidades.
Em outras palavras, reter clientes significa fazer com que sua base de contatos continue adquirindo seus serviços e, com isso, estabeleça uma relação firme e duradoura com o escritório de advocacia, se tornando um cliente fiel à marca.
Qual o objetivo da retenção?
Basicamente, reter clientes é uma estratégia que tem como objetivo garantir o crescimento e sustentabilidade do escritório a partir da construção de relações confiáveis e duradouras.
Ou seja, com a retenção de clientes, é possível continuar gerando valor com os serviços prestados, de modo que os consumidores se sintam seguros a não só fechar contrato com o escritório, mas continuar essa relação de negócios, mantendo a empresa como sua primeira opção no mercado.
Qual a importância da retenção de clientes na advocacia?
Pensar em maneiras de como reter clientes é tão importante quanto o processo de captação de consumidores na advocacia.
Para advogados e escritórios de advocacia que miram um crescimento sustentável, pensar somente em apresentar seus serviços a potenciais clientes não é o suficiente. Também é preciso adotar estratégias para manter um relacionamento duradouro com seus clientes, transformando compradores esporádicos em consumidores habituais dos seus serviços.
Investir na retenção de clientes também permite um maior entendimento sobre quão satisfeitos as pessoas estão com seus serviços e atendimento. Além disso, também é preciso destacar que os custos envolvidos com a retenção de clientes são mais baixos se comparados à aquisição.
Um levantamento feito nos EUA apontou uma diferença de 82% nos custos envolvidos entre a retenção e aquisição de novos clientes. Ou seja, fidelizar clientes em sua base de contatos sai mais baratos do que atrair novos consumidores para o seu escritório de advocacia.
Outro fator que explica a importância em saber como reter clientes é o ticket médio, que tende a ser maior em empresas que conseguem fidelizar clientes com mais facilidade. Inclusive, um estudo feito pela Bain&Company revelou que clientes fiéis consomem 67% a mais do que novos compradores.
Consequentemente, esse é um fator que acaba impactando diretamente no faturamento geral dos escritórios de advocacia.
Além disso, a retenção de clientes é uma estratégia que também se reflete positivamente na reputação do escritório de advocacia. Afinal, um cliente satisfeito com os serviços prestados se torna um potencial divulgador da marca. Como resultado isso eleva a credibilidade de advogados e empresas no mercado jurídico.
Portanto, mais do que auxiliar na construção de uma boa base de clientes, saber como reter clientes na advocacia é uma prática indispensável para o sucesso de advogados e escritórios de advocacia.
Aprenda como reter clientes na advocacia
Para ter como reter clientes na advocacia é preciso colocar em prática algumas estratégias que envolvem mais do que oferecer um serviço de excelência. Abaixo, listamos algumas ações úteis que podem ajudar você ou seu escritório a reter mais clientes.
Entenda seus clientes
Entender as necessidades e expectativas dos seus clientes não é importante apenas para promover a venda de um serviço jurídico. Esse conhecimento também é essencial quando se pensa em como reter clientes na advocacia.
Quando você conhece a fundo as características, demandas e aspirações daqueles que buscam por seus serviços, isso lhe permite prestar um atendimento alinhado às expectativas do cliente, bem como oferecer exatamente a solução para o problema em questão.
Consequentemente, essa abordagem tende a elevar o nível de satisfação com o serviço prestado, fazendo com que o cliente lembre-se do seu escritório como primeira opção sempre quando houver alguma demanda jurídica e volte a contratar seus serviços.
Identifique os pontos que fazem os clientes retornarem
Você consegue captar um bom volume de clientes, mas o que fazem essas pessoas continuarem contratando seus serviços? É o atendimento de qualidade? O serviço prestado com excelência? É o trabalho de pós-venda que você executa?
Identificar quais são os pontos que contribuem para seu escritório fidelizar clientes é necessário, pois a partir deles você terá como fomentar essas práticas e, assim garantir melhores resultados a médio e longo prazo nesse quesito.
Use o inbound marketing a seu favor
O inbound marketing, ou marketing de atração em português, é uma estratégia de marketing que visa atrair, converter e reter clientes a partir de ações sutis e que agregam valor à sua audiência.
Desse modo, usar o inbound marketing é útil tanto para quem busca captar, quanto fidelizar clientes na advocacia.
Uma dica para implementar essa estratégia visando a retenção de clientes é criar conteúdos jurídicos que sejam relevantes para seus clientes e encaminha-los, seja por email, whatsapp, em plataformas como blog, sob a forma de newsletter ou qualquer outra maneira, a fim de nutrir um relacionamento com seus clientes.
Fazendo isso, você não só demonstra autoridade sobre um determinado assunto, como se mantém engajado e em constante conexão com sua base de contatos, ampliando suas chances de fidelização.
Personalize o atendimento
Outra maneira bastante eficaz de ter como reter clientes na advocacia é oferecendo um atendimento personalizado.
Quando você presta um atendimento atencioso e comprometido com as necessidades especificas de cada cliente, isso não só demonstra profissionalismo e gera maior satisfação e uma experiência positiva para o cliente, como fortalece sua confiança, uma vez que o cliente sente que está sendo ouvido e valorizado.
Como resultado, oferecer esse tipo de atendimento permite ao advogado criar uma relação emocional e de fidelidade com seu cliente, o que faz com que o cliente se sinta mais seguro em manter um relacionamento a longo prazo com o escritório de advocacia.
Portanto, ainda que conquistar clientes seja algo importante, saber como reter clientes na advocacia é uma prática essencial para garantir o sucesso e a sustentabilidade do seu escritório.
Ao investir em um atendimento personalizado, comunicação clara e estratégias que promovam confiança e satisfação, você fortalece a relação com seus clientes e potencializa sua reputação no mercado.
Lembre-se: clientes fidelizados não apenas retornam, mas também indicam seus serviços, ampliando suas oportunidades de crescimento. Desse modo, implemente as estratégias descritas acima, e aprimore suas práticas de retenção para garantir resultados duradouros para o seu escritório de advocacia.