Conhecer os vários tipos de atendimento ao cliente que podem ser ofertados na advocacia é fator indispensável para garantir uma experiência que vai além da oferta de uma solução jurídica de qualidade.
Afinal, a maneira como você interage com seus clientes desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de relações sólidas, assim como na fidelização da sua base de contatos. Nesse contexto, o atendimento digital vem impactando positivamente o atendimento no setor jurídico.
Além de maior flexibilidade e alcance geográfico, essa é uma forma de atendimento capaz de atender as expectativas de um público exigente, que busca por mais agilidade, personalização e conveniência, seja no primeiro contato, ou durante a prestação do serviço.
Desse modo, o advogado ou escritório que consegue oferecer mais acessibilidade aos serviços através de um atendimento digital consegue se posicionar melhor em um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico.
Mas quais são os tipos de atendimento ao cliente que um profissional pode oferecer no setor jurídico além do presencial? Como potencializar o atendimento ao cliente no formato digital e garantir uma comunicação eficiente e que atenda suas necessidades?
Continue lendo esse artigo e veja os principais tipos de atendimento ao cliente disponíveis na advocacia e como transformar a experiência do seu público com dicas práticas e eficientes que aprimoram o atendimento no seu escritório. Confira!
Importância do atendimento digital para advogados
A transformação digital impulsionada por novas tecnologias vem revolucionando diversos setores do mercado, trazendo benefícios que impactam não só os processos internos, como a maneira das empresas se relacionarem com seu público.
A digitalização no atendimento ao cliente é um bom exemplo disso. No mercado jurídico, a oferta de canais de atendimento online se tornou um diferencial competitivo por agregar mais agilidade, eficiência e inovação na comunicação entre clientes e seus advogados.
Através das ferramentas certas, advogados e escritórios de advocacia podem interagir e se conectar a seus clientes de uma forma muito mais prática, diminuindo barreiras geográficas e poupando um tempo valioso.
Oferecer o atendimento online para clientes também garante maior agilidade no acompanhamento de processos, assim como no envio de arquivos e resolução de dúvidas. Tudo isso pode ser feito em tempo real, favorecendo a atualização dos clientes sobre seus casos e, com isso, proporcionando maior satisfação no atendimento prestado.
Além disso, essa é uma forma de atendimento que proporciona menos custos operacionais e flexibilidade para o advogado atender suas demandas, ajustando a comunicação de acordo com as necessidades do cliente, mas sem prejudicar sua produtividade no trabalho.
Portanto, a integração de soluções digitais no atendimento jurídico representa um passo muito importante para profissionais e escritórios que desejam captar e fidelizar clientes, além de garantir um relacionamento eficiente e duradouro com sua base de contatos.
Conheça os principais tipos de atendimento ao cliente na advocacia
No setor jurídico, existem diferentes tipos de atendimento ao cliente que podem ser feitos online e eficiente, visando uma melhor experiência nas interações com o público-alvo. Entre as principais, estão as seguintes:
Atendimento via Chat
Grande parte dos escritórios já utiliza serviços de chat ao vivo integrados em páginas na internet com o objetivo de oferecer um atendimento em tempo real para seus clientes.
Esse é um tipo de atendimento que possibilita ao cliente tirar dúvidas, obter informações sobre serviços e interagir com o advogado ou escritório de uma forma muito mais ágil e conveniente.
Nesse formato é possível ainda integrar tecnologias baseadas em inteligência artificial para automação no atendimento. Com o uso de chatbots é possível otimizar o atendimento, viabilizando respostas para as perguntas mais comuns e resolvendo problemas a partir de interações por voz ou texto e de forma totalmente automatizada.
Atendimento por email
O email é um dos tipos de atendimento online que escritórios de advocacia também usam com frequência para se comunicar e interagir com seus clientes.
Por meio dessa ferramenta, o advogado consegue responder às dúvidas de seus clientes, assim como encaminhar arquivos e marcar reuniões presenciais, de forma ágil, conveniente e segura.
Além disso, atendimentos por e-mail também possibilitam o envio de mensagens segmentadas. Assim, é possível estabelecer uma comunicação mais personalizada e compatível com as necessidades de cada cliente
Videoconferência
Um dos tipos de atendimento que também pode ser ofertado em escritórios de advocacia é a realização de videoconferências. Esse é um formato que permite ao advogado proporcionar consultorias e atendimentos de uma forma mais personalizada com seus clientes.
O atendimento por videoconferência também confere maior conveniência e economia, já que não há necessidade de deslocamentos. Toda a comunicação pode ser realizada em tempo real através de uma chamada de vídeo.
Ao ofertar esse tipo de atendimento remoto, o advogado ou escritório ainda abre novas possibilidades de negócio, já que a videoconferência permite a realização de consultorias jurídicas de qualquer lugar. Esse é um diferencial importante e valorizado por clientes, sobretudo por aqueles que vivem em áreas remotas ou contam com mobilidade reduzida.
Atendimento por Whatsapp
Com as pessoas cada vez mais conectadas, realizar atendimentos em plataformas online também é uma excelente estratégia para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já integram sua base de contatos.
Uma das plataformas que vem ganhando destaque no atendimento ao cliente na advocacia é o Whatsapp. Através desse app de mensagens instantâneas, advogados e escritórios de advocacia podem estreitar a relação com seus clientes, estabelecendo uma comunicação direta, com respostas rápidas, personalizadas e muitas vezes automatizadas.
Além disso, ao utilizar esse canal de atendimento integrado a ferramentas de gestão, como um CRM por exemplo, é possível armazenar e analisar informações sobre clientes e suas interações no Whatsapp.
Assim, é possível obter insights valiosos que permitem não um atendimento alinhado ao perfil, necessidades e expectativas dos clientes, como também a realização de melhorias para tornar essa experiência ainda mais vantajosa para todos.
Dicas para potencializar o seu atendimento ao cliente
Agora você já conhecer alguns dos principais tipos de atendimento ao cliente online que um escritório de advocacia pode oferecer para garantir um relacionamento mais próximo, eficiente e personalizado ao seu público.
E para potencializar ainda mais a qualidade do seu atendimento, separamos abaixo algumas dicas úteis:
Perfil do cliente - promova um atendimento sempre levando em conta o perfil do cliente que seu escritório atende. Assim, você terá como estabelecer um padrão de atendimento que torna a comunicação mais fluida e objetiva
Aplique a escuta ativa – durante o atendimento ao cliente, procure reservar um momento para escutar seu cliente de forma ativa. Ou seja, permita que ele exponha suas necessidades, dúvidas e, sobretudo, o faça sentir que está realmente sendo compreendido. Isso faz toda a diferença na experiência do cliente no atendimento.
Mantenha a organização – é importante manter todas as informações e interações realizadas com clientes em ordem, sobretudo quando se lida diariamente com vários processos. Nesse quesito, um software de gestão ajuda a manter tudo devidamente registrado, atualizado e acessível, permitindo ao advogado realizar um acompanhamento mais eficaz de cada processo e um atendimento mais preciso.
Conhecer e aplicar diferentes tipos de atendimento ao cliente na advocacia é essencial para fortalecer a relação com seus clientes e se destacar no mercado jurídico.
Seja presencial, telefônico ou digital, o importante é oferecer um atendimento eficiente, personalizado e alinhado às necessidades de cada cliente. Adaptar-se às novas tecnologias e priorizar a experiência do cliente pode ser o diferencial que seu escritório precisa para conquistar e fidelizar mais pessoas.
Portanto, se você deseja melhorar a qualidade do atendimento no seu escritório, avalie seus processos e invista nos tipos de atendimento ao cliente online acima descritos para tornar a relação com seus clientes mais próxima e, assim, ampliar sua base de clientes, fortalecendo sua marca no mercado.