Advocacia Consultiva: Como Vender Serviços Preventivos e Aumentar o Faturamento

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Advocacia Consultiva: Como Vender Serviços Preventivos e Aumentar o Faturamento

A advocacia consultiva é um ramo do Direito que vem se tornando um grande aliado de advogados e escritórios que buscam ampliar sua carteira de clientes e faturar mais com seus serviços. Diferentemente da advocacia contenciosa, cujo trabalho envolve conflitos já instaurados, a advocacia consultiva é voltada para prevenção de problemas jurídicos.

Esse modelo de atuação não só auxilia pessoas e empresas a evitar riscos jurídicos e atuar em conformidade com a Lei, como também representa uma ótima fonte de receita recorrente para escritórios de advocacia.

Apesar disso, muitos profissionais encontram dificuldades para vender seus serviços preventivos. Afinal, o que fazer para convencer os clientes sobre o potencial da advocacia consultiva? Como fazê-los entender que precisam de serviços jurídicos antes mesmo de ter um problema real?

Basicamente, o segredo está em implementar ações eficazes de posicionamento e comunicação sobre o valor real da consultoria jurídica. Com um planejamento bem estruturado e estratégias práticas, é possível transformar a advocacia consultiva em uma poderosa ferramenta de vendas e, assim, garantir um fluxo contínuo de clientes.

Continue lendo e veja a seguir como estrutura, divulgar e vender seus serviços consultivos de maneira eficiente e descubra como ampliar seu faturamento com previsibilidade e segurança.

Como funciona a advocacia consultiva?

A advocacia consultiva, também conhecida como advocacia preventiva, é um modelo de atuação que foca basicamente na prevenção de litígios e outros problemas jurídicos, bem como na resolução de conflitos sem ter que recorrer à esfera judicial.

Para isso, o advogado consultivo adota uma série de medidas que vão desde a análise de contratos, até consultorias sobre regulamentações e elaboração de pareceres jurídicos, visando otimizar processos legais e mitigar potenciais riscos.

Como resultado, além de fortalecer sua segurança jurídica, quem investe em advocacia consultiva também reduz seus custos com processos judiciais, tornando esse modelo de atuação um diferencial competitivo importante no mercado.

A importância da advocacia consultiva

advocacia consultiva
Advocacia consultiva

Para advogados e escritórios de advocacia, o modelo de serviço consultivo é tão relevante quanto a advocacia contenciosa. Afinal, essa abordagem não só transforma a maneira como o advogado presta seus serviços, como também amplia suas oportunidades de mercado.

A advocacia consultiva confere maior previsibilidade financeira, uma vez que esse modelo permite a advogados e escritórios de advocacia atuarem de forma recorrente, através de contratos de consultoria contínua. Isso também favorece a construção de um relacionamento sólido e duradouro com seus clientes.

Além disso, essa é uma abordagem que proporciona um trabalho mais estratégico e menos desgastante para advogados, evitando sobrecargas com processos longos e burocráticos.

Clientes que são apoiados juridicamente por meio da advocacia consultiva percebem maior valor nesse tipo de serviço e, com isso, tendem a manter contratos duradouros, potencializando sua taxa de fidelizações.

Portanto, mais do que um serviço que ajuda a prevenir conflitos entre as partes envolvidas, a advocacia consultiva corresponde a uma forma inteligente de expandir a atuação de advogados e escritórios, fidelizar mais clientes e assegurar um crescimento sustentável.

Como vender serviços preventivos e faturar mais na advocacia

Perceber o valor agregado ao modelo de advocacia consultiva não somente para clientes, mas para quem presta esse serviço é essencial. Agora, o desafio para muitos profissionais está em saber como vender serviços preventivos e usar esse recurso para alavancar seu faturamento.

Se esse também é o seu caso, saiba que posicionar serviços consultivos de maneira estratégica e conseguir captar mais clientes a partir deles não é tão complicado quanto parece. O primeiro passo conseguir vender serviços de advocacia preventiva é compreender as necessidades reais do seu público-alvo.

Além disso, existem outros passos importantes que deve adotar para melhorar seus resultados com a venda de serviços na advocacia consultiva.

Implemente planos e modelos de atendimento recorrentes

Um dos benefícios da advocacia consultiva é justamente a possibilidade que o profissional ou empresa tem de atuar com recorrência para um mesmo cliente.

Sendo assim, ao invés de oferecer serviços consultivos de forma pontual, procure disponibiliza aos seus clientes planos mensais ou anuais para consultoria jurídica. Investindo nesse modelo de assinatura, você garante suporte contínuo ao cliente e maior previsibilidade financeira para o seu público, além de aumentar o índice de retenção do seu escritório.

Mantenha uma presença digital forte

Para quem busca meios de elevar as vendas, se manter presente no universo digital é algo fundamental, inclusive no segmento jurídico.

Ter um site profissional, um blog ou mesmo perfis ativos nas redes sociais não só ajuda a educar seu público sobre a importância da advocacia consultiva, como também oferece a possibilidade de você demonstrar sua expertise, elevando sua autoridade nesse meio.

Além disso, por meio das plataformas digitais, é possível ampliar o alcance do seu serviço para mais pessoas e, assim, elevar suas chances de obter mais captações, fidelizações e aumento de receita.

Use o marketing jurídico a seu favor

marketing jurídico
Marketing jurídico na adovcacia consultiva

Estratégias de marketing jurídico como email marketing, SEO, anúncios segmentados e tráfego pago são medidas que normalmente ajudam a atrair clientes qualificados para serviços jurídicos, bem como fortalece a autoridade do advogado ou escritório no mercado, gerando inúmeras oportunidades de negócio.

Além de educar o público sobre a importância da advocacia consultiva, com o apoio do marketing jurídico, é possível ampliar a visibilidade dos seus serviços consultivos e estabelecer um contato contínuo com o público-alvo. Isso ajuda a elevar o engajamento, assim como as chances de contratação de serviços.

Advocacia consultiva - Estratégias para demonstrar valor e captar mais clientes

Para conseguir boas vendas através da advocacia consultiva, além das práticas descritas acima, também é necessário demonstrar o real valor agregado nesse modelo.

Afinal, muitos clientes só percebem a necessidade dos serviços de um advogado quanto se encontram diante de problemas legais. Dificilmente eles percebem que esse profissional também desempenha um papel relevante na prevenção de conflitos jurídicos.

Por isso, aos profissionais que buscam otimizar as vendas usando o serviço consultivo a seu favor, devem demonstrar para seu público que o custo da prevenção é menor se comparado aos prejuízos de um possível litígio. Para isso, é preciso adotar algumas ações, como:

  • Apresente casos reais que demonstram como a consultoria jurídica preventiva foi relevante evitando processos, multas e outros problemas graves para indivíduos ou empresas.

  • Disponibilize um diagnóstico ou auditoria inicial de forma gratuita ou a preço reduzido. Isso permitirá que seu cliente entenda os riscos que pode ter e, assim, consiga visualizar a consultoria não como uma despesa, mas como um investimento necessário.

  • Adote um atendimento personalizado, que ofereça menos tempo de resposta e um suporte contínuo para seus clientes. Assim, terá como criar relacionamento de longo prazo, fortalecer a confiança de seus clientes e fidelizar sua carteira com mais facilidade.

Investir na advocacia consultiva é uma estratégia inteligente para advogados que desejam vender mais e aumentar o faturamento. Ao oferecer soluções preventivas e personalizadas, você conquista a confiança dos clientes e cria oportunidades recorrentes de atendimento.

Além disso, a digitalização e o marketing jurídico são essenciais para ampliar sua visibilidade, atrair novos contratantes para o seu escritório de advocacia e fortalecer sua marca no mercado.

Quer expandir seu escritório e aumentar sua receita com a consultoria jurídica? Comece a aplicar essas estratégias hoje mesmo e impulsione seu negócio de maneira inteligente, previsível e segura!