Oferecer um atendimento personalizado ao cliente representa um diferencial tão importante quanto a qualidade do produto ou serviço que uma empresa disponibiliza para seus clientes.
Na advocacia, onde fatores como credibilidade e confiança são primordiais para o sucesso, garantir um atendimento que se adeque a linguagem e compreenda as necessidades é um requisito indispensável para construção relações sólidas e duradouras com clientes.
Porém, garantir um atendimento personalizado na advocacia vai muito além de chamar o cliente pelo nome. Esse é um processo que exige habilidades especificas, assim como estratégias bem definidas para saber adaptar a comunicação com o cliente, compreender afundo suas necessidades e tornar suas interações mais assertivas e personalizadas.
Continue lendo e descubra nesse artigo a importância de oferecer um atendimento personalizado ao cliente na advocacia. Além disso, conheça as melhores práticas para personalizar seu atendimento, mantendo o cliente no centro de suas ações e fazer disso um diferencial para seu escritório.
O que é atendimento personalizado ao cliente
Na advocacia, assim como em qualquer área de negócios, o atendimento personalizado ao cliente consiste em uma abordagem que posiciona o cliente no centro das interações.
Ao contrário do atendimento convencional, onde as interações seguem um padrão muitas vezes pré-estabelecido, no atendimento personalizado é preciso conhecer as singularidades de cada cliente e adaptar a comunicação ao perfil de cada um deles, fazendo com que o cliente se sinta único e especial.
Além disso, o atendimento personalizado também exige a adequação dos serviços ofertados de acordo com as necessidades e expectativas de cada cliente.
Por isso, mais do que apenas responder perguntas, um atendimento personalizado exige que o profissional compreenda profundamente as dores de cada cliente, saiba ouvir suas preocupações e explique com clarezas as etapas do processo jurídico, adequando sua linguagem ao nível de entendimento de cada cliente.
Qual a importância de oferecer um atendimento personalizado ao cliente
Personalizar o atendimento ao cliente é uma prática essencial na advocacia. Afinal, essa é uma abordagem que ajuda a criar uma relação de confiança entre o cliente e o escritório.
Para profissionais que estão em início de carreira e não contam com a experiência como um fator de destaque em seu currículo, adotar um atendimento personalizado ao cliente é uma prática que pode ajudar na construção da sua clientela.
Além disso, ter um atendimento personalizado na advocacia também proporciona um nível de satisfação maior para o cliente. Consequentemente, isso melhora a experiência nas interações, elevando as chances de retorno e suas fidelizações. E quanto maior for sua taxa de retenção de clientes, maior será o sucesso do seu escritório de advocacia.
Quando você oferece um atendimento personalizado e deixa o cliente satisfeito, isso também gera um retorno significativo para o seu negócio. Como?
As pessoas que se sentem felizes e especiais com o atendimento recebido, normalmente compartilham sua experiência e até recomendam o serviço para outras pessoas. Desse modo, oferecendo um atendimento personalizado, seus clientes se tornarão verdadeiros embaixadores da sua marca, indicando seus serviços e levando a atração de novos clientes.
Melhores práticas para um atendimento personalizado ao cliente na advocacia
Não há dúvidas de que proporcionar um atendimento personalizado é uma prática bastante vantajosa para escritórios de advocacia.
Mas como fazer para implementar uma abordagem personalizada e eficaz no atendimento ao cliente? Para isso, é necessário colocar em prática algumas estratégias:
Monte um banco de dados
Para oferecer um atendimento personalizado ao cliente, é essencial que conheça seu público. Ou seja, você precisa saber seus gostos e preferencias, a maneira como interagem, seus hábitos, necessidades e personalidade.
Para isso, montar um banco de dados é uma medida que pode ajudá-lo a ter acesso fácil aos dados essenciais de seus clientes e, assim consiga compreender melhor o perfil daqueles que se comunicam com seu escritório.
Construa um relacionamento
Interagir e se manter ativo na vida do cliente não é algo necessário apenas na prospecção. Também é preciso estabelecer contato após o fechamento de contratos. Afinal, é esse tipo de comportamento que ajuda na construção de um relacionamento duradouro.
Uma boa dica para manter essa comunicação contínua e de forma personalizada com o cliente é usar os canais de contato que a internet disponibiliza.
Você pode usar desde e-mails, até as redes sociais ou whatsapp para enviar mensagens ao cliente. Seja perguntando sobre o nível de satisfação com o serviço prestado, ou mesmo para informar sobre atualização de serviços, por exemplo.
Mas atenção! Lembre-se de enviar mensagens somente com a previa autorização do cliente, obedecendo ao que prevê as diretrizes da LGPD.
Automatize o atendimento
A automação é sem dúvida uma das grandes aliadas quando se fala em atendimento personalizado ao cliente na advocacia.
Com o uso de ferramentas automatizadas, é possível organizar e filtrar dados essenciais dos clientes, facilitando o acompanhamento de cada caso sem comprometer a proximidade com o cliente.
Tecnologias como sistemas de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, auxiliam armazenando desde histórico de interações, até as preferências e necessidades de cada contato.
Assim, o advogado consegue acessar rapidamente o perfil de cada cliente e adequar sua comunicação e serviços às expectativas do seu público.
Ofereça diferentes canais de comunicação
Um atendimento personalizado ao cliente também se faz quando você se mostra verdadeiramente disponível para seu público.
Desse modo, além de disponibilizar meios convencionais de comunicação, como SAC, email ou telefone, procure diversificar seus canais de comunicação, oferecendo outras opções diferenciadas, como o whatsapp, por exemplo.
Integrando o Whatsapp com ferramentas inteligentes e de automação, você não só personaliza seu atendimento, viabilizando interações sob medida para cada cliente, como também economiza tempo e direciona seu foco, assim como o da sua equipe, a outras áreas igualmente importantes do negócio.
Investir em atendimento personalizado ao cliente na advocacia é um diferencial que fortalece a confiança, fideliza clientes e melhora a imagem do escritório. Adaptar o atendimento às necessidades específicas de cada cliente não apenas eleva a qualidade do serviço, mas também cria uma conexão significativa e duradoura.
Quer transformar seu escritório em um exemplo de excelência em atendimento? Comece agora a aplicar essas práticas e veja a diferença no relacionamento com seus clientes!