Promover um marketing para geração Z eficiente, com estratégias para atrair e engajar esse público se tornou uma necessidade latente em diversas áreas. Na advocacia não é diferente!
Afinal, em um cenário cada vez mais digital, chamar atenção de uma geração que tem suas decisões de consumo moldadas por esse universo é o caminho mais promissor para sobreviver no mercado.
Porém, conquistar o interesse e aproximar o escritório de advocacia desse público não é uma tarefa fácil. Mais do que conectividade, a geração Z valoriza transparência e autenticidade em suas interações.
Portanto, o profissional que deseja atrair e fidelizar públicos mais jovens, precisam buscar estratégias der marketing que sejam adaptadas a esse perfil.
Quer saber como atrair e vender mais para o público jovem e destacar seu negócio no setor jurídico? Continue lendo e descubra as melhores práticas de marketing para geração Z que geram impacto e engajamento com esse público. Confira!
Quem faz parte da Geração Z
Também conhecidos como GenZ, Zoomers, ou nativos digitais, a geração Z é composta basicamente por pessoas que nasceram entre as décadas de 1990 e 2012. Ou seja, são indivíduos com idade entre 1 e 28 anos.
Essa geração cresceu em um cenário onde a internet e tecnologia digital marcaram o seu cotidiano. Portanto, quem faz parte dessa geração está bastante familiarizado com redes sociais, smartphones e outras ferramentas de conectividade desde cedo.
Ou seja, trata-se de um público com acesso sem precedentes a informações e, por isso, pesquisam bastante antes de tomar sua decisão de compra.
Desse modo, sua fluência tecnológica e habilidade digital avançada faz com que táticas de publicidade convencionais não surtam efeito para atrair a atenção desses jovens. É justamente nesse ponto que o marketing para geração Z entra em ação, impactando a forma como esse público percebe e se conecta a uma determinada marca.
Importância de investir em marketing para Geração Z na advocacia
De acordo com dados do último censo do IBGE, a Geração Z corresponde a mais de 21,1 milhões de habitantes. Ou seja, mais de 10% da população brasileira é integrante desse grupo.
Além disso, o público mais jovem vem crescendo seu poder de compra, com valores estimados em US$ 12 trilhões até 2030. Portanto, essa geração exercerá uma influência significativa na dinâmica do mercado.
Portanto, se atentar as novas gerações e entender seus movimentos de consumo é um fator vital para a construção de ações futuras para empresas e profissionais que almejam o sucesso na advocacia.
Nesse sentido, investir em boas estratégias de marketing para geração Z representa um diferencial que pode ampliar a relevância do seu negócio para esse público e elevar sua competitividade de mercado.
Adotando as estratégias de marketing certas, o escritório de advocacia terá condição de oferecer experiências mais personalizadas e uma comunicação mais direta e autentica ao público mais jovem. Isso vai gerar maior aproximação dessa geração com sua marca, aumentando seu potencial de engajamento.
Implementar o marketing de forma ética e sustentável também é uma estratégia muito eficiente a quem busca não só atrair, mais reter e fidelizar o público mais jovem.
Melhores práticas de marketing para atrair e vender mais para jovens
A geração Z sem dúvida tem o potencial de impulsionar tendências e revolucionar mercados. Por isso, adotar boas práticas para conseguir se conectar e vender mais para esse público é fundamental. Mas, quais estratégias de marketing usar para atrair a geração Z na advocacia?
Abaixo, listamos algumas das melhores práticas que pode adotar para conquistar a atenção de jovens consumidores e otimizar seus resultados.
Marque presença nas redes sociais
A conectividade representa uma das características principais da geração Z. Portanto, garantir interações em canais online, especialmente nas redes sociais é uma estratégia ideal para gerar aproximação e engajamento com esse público.
Pesquise e descubra em quais redes sociais o público mais jovem costumam frequentar e crie um perfil nessas plataformas. Além disso, também verifique quais tipos de conteúdo a geração Z mais consome. Isso também ajudará a despertar o interesse e conectar sua marca com o público dessa geração.
Invista em experiências personalizadas
Muito mais do que um produto ou serviço, os nativos digitais primam pela experiência de compra diferenciada. Inclusive grande parte desse grupo de consumidores tende a pagar mais quando uma empresa oferece exatamente o que eles buscam nesse quesito.
Desse modo, oferecer ao seu cliente uma experiência personalizada e alinhada aos seus interesses é sem dúvida uma prática que vai surpreender o público mais jovem e atrai-los com mais facilidade.
Para isso, é essencial contar com uma gestão de dados eficiente, que lhe permita criar conteúdos e abordagens únicas, assim como se conectar as necessidades e preferências da geração Z, adaptando seus serviços para atende-las com máxima eficiência, a partir de uma jornada de compra diferenciada.
Plataformas de CRM, assim como a integração com tecnologias de automação com IA representam um excelente caminho para atender essa finalidade. Com essa prática apoiada pela inovação, você poderá promover os serviços que mais combinam com os interesses do jovem consumidor e, assim, atrai-los de uma forma mais inteligente e estratégica.
Ofereça um atendimento omnichannel
O atendimento ominichannel é uma estratégia de marketing para geração Z capaz de oferecer ótimos resultados, sobretudo em se tratando do quesito experiência ao cliente.
Afinal, o público mais jovem aposta no imediatismo, no atendimento conveniente e com menor tempo de resposta. Desse modo, oferecer uma abordagem como essa, com interações contínuas entre os vários pontos de contato sem dúvida é uma estratégia que leva mais fluidez na comunicação com a marca, ajudando a mais integrantes da geração Z.
Use o Whatsapp a seu favor
Advogados que buscam conquistar o público mais jovem e incorpora-los à sua carteira de clientes tem no uso do Whatsapp um forte aliado.
Esse aplicativo de mensagens instantâneas é hoje em dia um dos principais meios de comunicação que a geração Z usa para se comunicar com amigos, familiares e até com as marcas.
Portanto, é interessante que o escritório de advocacia saiba como usar esse recurso para promover seus serviços e fechar contratos com públicos mais jovens, tendo em vista uma abordagem ética e alinhada as diretrizes da OAB.
Para isso, vale a pena implementar algumas dicas para atrair e fidelizar mais usando essa estratégia de marketing para geração Z:
Na comunicação via whatsapp, adote uma linguagem mais próximo ao público jovem e personalize as mensagens. Isso demonstrará que conhece bem seus interesses e necessidades.
Invista no uso de conteúdo visual de boa qualidade para apresentar seus serviços.
Crie stories e enquetes para otimizar a interação e o engajamento no whatsapp com o público mais jovem.
Além disso, uma plataforma de gestão integrada ao Whatsapp também melhora significativamente a comunicação e engajamento com o público da geração Z. Isso porque, essa integração centraliza e organiza todas as conversas do whatsapp em um só lugar, facilitando o acesso a qualquer mensagem ou informação.
Além disso, com o uso de plataformas de gestão integradas ao Whatsapp, seu escritório obtem vários insights que reforçam a compreensão sobre os hábitos e preferencias da Geração Z, permitindo a criação de estratégias de vendas mais efetivas.
Adotando essas práticas de marketing para geração Z, sua empresa passará a atuar cada vez mais em sintonia com a expectativa e valores de diferentes públicos, inclusive do público jovem, maximizando dessa forma suas chances de engajamento e sucesso contínuo.