No Marketing Jurídico, existem várias estratégias voltadas para quem busca atrair mais clientes e fechar novos contratos. Uma delas é o storytelling, técnica poderosa capaz de elaborar narrativas cativantes e transformar a maneira como você se conecta com seu público. Mas, você sabe o que é storytelling ou como usar essa tática na prática jurídica?
Essa ferramenta de marketing digital tem se mostrado eficiente não só na captação de clientes na advocacia, mas também na fidelização e construção de autoridade. Seja aplicada na elaboração de peças jurídicas, ou na criação de conteúdos para redes sociais, essa técnica auxilia os advogados a aprimorar sua comunicação de uma forma mais criativa e envolvente.
Contudo, sua aplicação na prática não é tão simples quanto parece. Existem alguns passos que devem ser implementados para o uso adequado do storytelling na advocacia, visando impulsionar resultados, mas em conformidade com as diretrizes da OAB.
Quer saber o que é storytelling e como aplicar essa estratégica para transformar a maneira como interagem com seu público? Continue lendo e fique por dentro das melhores práticas para usar esse recurso de marketing a favor do seu escritório de advocacia.
O que é storytelling?
O Storytelling consiste, basicamente, na técnica de transmitir mensagens de uma forma estratégica, envolvente e memorável. Seu objetivo não é apenas informar as pessoas, mas chamar a atenção e engajar o público.
Na advocacia, essa prática pode ser aplicada para simplificar o entendimento sobre questões jurídicas complexas, transformando essas narrativas em oportunidades reais de criar uma conexão mais próxima com os clientes.
Também é possível utilizar a técnica de storytelling em conteúdos informativos, como em artigos de blog, livros ou projetos, por exemplo, ou em posts nas redes sociais.
Essa é uma técnica que também pode ser aplicada em conteúdos voltados para promoção de serviços, assim como na produção de vídeos, em lives, ou em qualquer outro conteúdo cujo foco seja promover conhecimento e captar potenciais clientes.
Portanto, através do storytelling, advogados e escritórios de advocacia podem promover seus serviços, melhorar a comunicação com clientes e sua experiência com o escritório, assim como impulsionar seus resultados. Tudo isso utilizando a persuasão de histórias reais ou fictícias para simplificar informações e destacar sua autoridade sobre determinado assunto ou área.
Por que usar storytelling na advocacia
![o que é storytelling na advocacia](https://blog.doutorhub.com.br/media/o-que-é-storytelling.png)
Agora você já sabe o que é storytelling e onde é possível utilizar essa técnica para aprimorar seus resultados. Mas qual a relevância de usar o storytelling na prática jurídica? Quais benefícios essa prática pode oferecer a advogados e escritórios de advocacia?
Basicamente, o storytelling é uma ferramenta que pode oferecer vantagens competitivas significativas no universo jurídico.
Comunicação simples e para além dos fatos
No direito, vários temas e termos são trabalhados de forma complexa, dificultando a compreensão por parte dos clientes.
Desse modo, ao integrar a técnica do storytelling às estratégias de marketing e comunicação, ele tem o potencial de tornar a comunicação jurídica mais simples e de fácil compreensão por todos os envolvidos.
Mais do que isso, essa é uma ferramenta de marketing que permite ao advogado estruturar dados e argumentos, para criar narrativas que não apenas relatam fatos e simplificam o entendimento sobre eles, mas capturam a atenção do público de uma forma genuína e persuasiva.
Engajamento com o público
Compreendendo o que é storytelling e como aplicar essa técnica corretamente, o advogado consegue contar histórias e fatos que trazem consigo não apenas informações, mas sentimentos e emoções.
Consequentemente, essa narrativa acaba humanização a comunicação com seu público de interesse, o que fortalece a conexão com seus leads e eleva o nível de engajamento com sua marca, seja através das redes sócias, site, Whatsapp, ou outro meio de interação.
Maior confiança
Outra vantagem que o storytelling oferece é a capacidade de elevar a credibilidade e confiança do seu público em sua marca. Ao implementar essa técnica na rotina jurídica, isso acaba tornando a comunicação com potenciais clientes e até mesmo com sua base de contatos mais acessível e relevante.
Como resultado, isso aproxima você do seu público, gerando mais confiança nessa relação, uma vez que demonstra seu interesse em entender as necessidades do seu público e o compromisso em apresentar soluções para resolvê-las.
Ou seja, utilizar o storytelling na prática jurídica, vai muito além de apenas contar com uma boa estratégia de comunicação. Trata-se de um método capaz de desenvolver narrativas de impacto, que ajudam a construir relações duradouras e se destacar em mercados competitivos.
Como usar o storytelling na advocacia
![o que é storytelling na advocacia](https://blog.doutorhub.com.br/media/o-que-é-storytelling-2.png)
Não há dúvidas que saber o que é storytelling é algo que pode transformar a comunicação na advocacia. Contudo, apenas entender esse conceito ou saber onde aplica-lo não é o suficiente para aproveitar todos os benéficos que ele é capaz de oferecer.
Para isso, é importante adotar alguns passos que irão lhe permitir organizar a maneira como interage com seu público de uma forma mais clara e eficiente.
Conheça o público alvo e sua cultura
Antes mesmo de desenvolver uma narrativa para atrair potenciais clientes, é fundamental compreender para quem você está falando e qual a cultura envolvida nessa interação.
Ou seja, procure analisar o perfil e nível de conhecimento dos seus prospectas sobre temas jurídicos. Além disso, verifique quais temas seus potenciais clientes mais buscam e de que forma eles se associam com o serviço prestado por seu escritório de advocacia.
Esse entendimento inicial dará a você uma base sólida para iniciar uma comunicação mais direcionada e criar uma narrativa capaz de envolver, cativar e levar ao fechamento de contratos com mais facilidade.
Estruture sua narrativa
Uma vez que você já conhece o contexto e o problema enfrentado pelo cliente, agora é necessário que estruture sua narrativa de modo a trazer seu escritório como a solução ideal para suas dores.
Fazendo isso, você simplifica o entendimento do seu cliente sobre como seus serviços podem ajudá-lo a sanar seus problemas e também promove seus serviços a quem de fato tem real interesse neles.
Mas, lembre-se de construir histórias em um contexto lógico, com início, meio e um fim, para simplificar a compreensão do seu público. Além disso, não se esqueça de incluir nessa narrativa, argumentos e fatos relevantes, que sustentem o caso e reforce a solução desejada.
Inclua recursos visuais característicos da sua marca
Uma boa história marca não apenas pelo impacto emocional que ela causa, mas pelos elementos visuais que ela possui e que a fazem ser reconhecidas facilmente.
Nesse sentido, trazer para sua narrativa recursos visuais particulares do seu escritório faz toda a diferença sobre como seus potenciais clientes irão perceber seus conteúdos e interações.
Portanto, veja quais elementos visuais característicos da sua marca deseja usar e implemente-os em suas interações, sejam cores, desenhos, a forma de se comunicar, ou qualquer outro fator vinculado a personalidade da sua marca.
Assim, além de definir uma comunicação mais uniforme, você também permite que seus prospects lembrem do seu escritório com mais facilidade.
Invista em casos reais ou fictícios para basear suas narrativas
Procure utilizar fatos reais ou mesmo fictícios em suas narrativas, pois essa é uma excelente forma de demonstrar suas expertises e experiência em determinada área para potenciais clientes, além de também favorecer o engajamento com o público.
Contudo, faça isso sempre respeitando a ética e o sigilo profissional exigidos em sua área de atuação. Assim, por meio do storytelling, você terá como usar a persuasão a seu favor e captar mais clientes, sem desrespeitar as diretrizes que regulamentam a promoção de serviços jurídicos.
Portanto, agora você já sabe o que é storytelling e como aplica-la na advocacia para humanizar a comunicação, tornar argumentos mais persuasivos e criar conexões duradouras com clientes e profissionais da área. Então comece a aplicá-lo hoje mesmo e destaque-se no mercado jurídico!