Como Vender pelo Instagram: O Guia Completo para Advogados!

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Como Vender pelo Instagram: O Guia Completo para Advogados!

Saber como vender pelo Instagram é uma estratégia de marketing essencial para profissionais jurídicos que buscam promover seus serviços e faturar mais.

Com a crescente popularidade dessa plataforma, pequenos e grandes escritórios de advocacia estão usando o Instagram como uma verdadeira vitrine para divulgar seus serviços e alcançar novos clientes.

No entanto, ao usar as redes sociais como um canal de vendas e promoção de serviços na advocacia, é preciso ter cautela. Ou seja, é importante adotar uma abordagem estratégica, que conduza aos resultados almejados, mas também leve em consideração as restrições éticas definidas pela OAB no que se refere a publicidade.

Afinal, promover serviços pelo Instagram de forma descuidada pode resultar em implicações legais e até prejuízos à reputação do negócio. Desse modo, entender como vender pelo Instagram de forma segura e dentro das normas é fundamental.

Confira nesse artigo as melhores dicas e estratégias para ter como vender pelo Instagram legalmente e transforme essa plataforma em sua grande aliada para alavancar seu negócio com segurança jurídica.

Por que usar o Instagram para promover serviços na advocacia?

Com mais de um bilhão de usuários ativos, o Instagram não é mais visto apenas como uma plataforma para compartilhamento de fotos e vídeos.

Empresas de diversos setores já perceberam que estar presentes nessa rede social também representa uma excelente oportunidade de negócios. Tanto que o Instagram está entre as plataformas mais populares entre os empreendedores, conforme aponta a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae.

No setor jurídico, ter um perfil bem estrutura no Instagram tem se mostrado uma estratégia de marketing essencial, especialmente para advogados que visam expandir o alcance de sua marca e se conectar a potenciais clientes de maneira inteligente e estratégica.

Contudo, a importância de saber como vender pelo Instagram na advocacia vai além disso. Essa é uma plataforma que também confere maior presença digital a escritórios de advocacia.

Publicar conteúdos informativos e atualizações sobre serviços no Instagram também ajuda a educar e engajar seu público alvo. Consequentemente, isso eleva a confiança dos seus seguidores, além de auxiliar na construção de autoridade da marca.

Somado a isso, o Instagram é uma plataforma que conta com vários recursos que ajudam a tornar a comunicação muito mais dinâmica e interativa, aproximando e fortalecendo a relação entre o escritório de advocacia e seu público.

Por esses e outros motivos é que o Instagram é hoje em dia uma ferramenta valiosa para advogados. Usando esse recurso de forma estratégica e descobrindo como vender pelo Instagram legalmente, você estará dando um passo importante para atrair e fidelizar clientes de maneira ética e eficiente, ampliando sua visibilidade e credibilidade no mercado.

Como vender pelo Instagram legalmente?

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Como vender pelo Instagram na advocacia

O Instagram é uma plataforma muito utilizada por ampliar o alcance de profissionais e marcas em diferentes áreas, incluindo na advocacia. Mas, como vender serviços nessa área usando o Instagram sem infringir as normas de publicidade impostas pelo órgão regulador da categoria?

Para isso, é importante seguir alguns passos essenciais. Veja abaixo quais são eles e descubra como vender pelo Instagram e promover seus serviços de forma legal e segura.

Entenda as normas de publicidade na advocacia

Para começar a atrair clientes usando o Instagram, primeiramente é importante se familiarizar com as regras de publicidade na advocacia. Essas normas são regulamentadas pelo Código de Ética da OAB e definem certos limites para realização do marketing no âmbito jurídico.

Diferentemente de outros segmentos, onde a atração de clientes e vendas é feita com uso de publicidade ostensiva e comercialização da profissão, na advocacia essa abordagem é proibida.

Ao invés disso, o advogado deve implementar um marketing informativo e sutil, focando sobretudo na demonstração de autoridade sobre um determinado assunto e construção de confiança com seu público.

Monte um perfil otimizado

Além de compreender as regras da OAB sobre publicidade na advocacia, para ter como vender pelo Instagram de forma legal, também é preciso construir um perfil profissional bem estruturado.

Ter um perfil otimizado no Instagram, passará uma imagem de mais profissionalismo e comprometimento aos potenciais clientes. Como resultado, isso ajudará você como advogado ou seu escritório de advocacia a atrair e reter seguidores com mais facilidade.

Para montar um perfil profissional e que também seja otimizado, você deve focar em alguns específicos. O nome do usuário e a foto do perfil são alguns deles!

Procure usar um nome de usuário contendo termos relacionados a sua área de atuação e que também seja fácil de lembrar. Além disso, utilize uma foto em alta resolução no eu perfil do Instagram. Pode ser desde a foto do seu rosto, ou então da logo do seu escritório.

Para concluir a montagem do seu perfil, não esqueça de criar um texto para incluir na sua Bio. Esse texto deve ser objetivo e informativo, além de conter dados relacionados a sua área de atuação, ou então aos serviços que você presta, por exemplo.

Produza conteúdos de valor e que engajam

Não tem como vender pelo Instagram e faturar mais sem oferecer um conteúdo de valor para seu público-alvo. Afinal, o que você posta nessa rede social é exatamente o diferencial que ajudará a construir sua autoridade e engajar o público no Instagram.

Portanto, faça uma breve pesquisa, analise os temas jurídicos mais relevantes para o seu público e poste conteúdos informativos e que agregam algum valor para seu público. Pode ser desde dicas jurídicas, até esclarecimento de dúvidas comuns em sua área de atuação, notícias e atualizações no meio jurídico, entre outros tipos de conteúdo.

Além disso, você também pode publicar seus conteúdos utilizando diversos formatos de mídia. No Instagram, é possível publicar desde conteúdos em texto no feed, até criar reels ou postar vídeos nos stories, por exemplo.

Selecione o formato que gera maior alcance e engajamento com seu público e publique seus conteúdos para transformar seguidores em clientes de uma forma orgânica e ética.

Invista em anúncios pagos

como vender pelo instagram na advocacia
Como vender pelo instagram usando anúncios pagos

Você conhece ou já ouviu falar em tráfego pago no Instagram? Apesar da publicidade direta apresentar suas limitações na advocacia, redes sociais como o Instagram oferecem ferramentas para profissionais que buscam promover seus anúncios e impulsionar sua presença nessa rede social.

Com os recursos de publicidade e anúncios pagos do Instagram, você pode criar e gerenciar campanhas, segmentando seu público de acordo com vários critérios, como localização, compartamento de navegação, entre outros.

Desse modo, seus anúncios chegarão somente aquelas pessoas interessadas em seu serviço, ampliando suas chances de conversão em vendas.

Use o Whatsapp a seu favor

Os passos demonstrados até aqui, certamente irão ajudar você a aprender como vender pelo Instagram respeitando as normas vigentes.

Mas, para otimizar ainda mais seus resultados, é fundamental que integre suas ações no Instagram com outras estratégias de marketing jurídico. Isso inclui utilizar o Whatsapp como principal meio de contato com seus clientes.

Hoje em dia, os consumidores estão valorizando mais a agilidade e conveniência no acesso a produtos e serviços. Desse modo, usar o Whatsapp integrado as suas estratégias de marketing para se conectar com seus clientes e promover um atendimento personalizado faz toda a diferença na hora de atrair e fidelizar seu público.

Você pode, por exemplo adicionar um link na bio do Instagram direcionando os usuários interessados para o Whatsapp. Ou ainda incorporar esse canal em seus anúncios pagos para um melhor direcionamento de contatos.

Além disso, usando o Whatsapp para atendimento integrado a outros recursos como plataformas de gestão CRM e softwares com IA, você pode gerenciar todo o histórico de mensagens, além de automatizar envios de mensagens e lembretes aos clientes. Isso tornará a comunicação mais ágil, precisa e eficiente, além de transmitir profissionalismo desde o primeiro contato.

Com as orientações acima, você aprenderá como vender pelo Instagram adotando uma postura ética e educativa e, assim, terá como aproveitar ao máximo todo o potencial que essa rede possui para expandir seu alcance e alavancar seus resultados na advocacia.