O Legal Design e Visual Law são dois conceitos que vem ganhando espaço no mercado jurídico e não é para menos. Afinal, por meio da combinação de criatividade, design e tecnologias essas metodologias simplificam conteúdos complexos e cheios de “juridiquês”, dando lugar a materiais visualmente atrativos e de fácil compreensão.
O legal design permite ao advogado estrutura suas informações de uma maneira estratégica e funcional. Enquanto isso, o visual law implementa uma série de elementos gráficos para ilustrar conceitos de uma forma mais simples, criando uma comunicação mais fluida e intuitiva.
A combinação dessas duas abordagens não só otimiza a tomada de decisão pelos clientes, como melhora sua experiência, fortalecer a eficiência interna, assim como garante vários outros benefícios ao escritório de advocacia.
Descubra a seguir o que é o Legal Design e Visual Law, a diferença entre eles e qual a importância de implementar esses dois conceitos em escritórios e departamentos jurídicos. Confira!
O que é Legal Design e Visual Law?
Se comunicar de forma direta e clara com os clientes, se conectando aos seus anseios e necessidades sempre foi um desafio na área jurídica. Contudo, aplicações de estratégias como o Legal Design e Visual Law estão mudando substancialmente essa realidade.
Legal Design
O Legal Design nada mais é do que uma estratégia que aplica elementos e princípios do design na prática jurídica. O objetivo com isso é tornar as soluções jurídicas mais claras, acessíveis e focadas em otimizar a experiência do cliente.
Para isso, o legal design utiliza representações gráficas combinadas com fatores de usabilidade e também aspectos relacionados à experiência do cliente.
Esse conceito normalmente envolve a reestruturação de processos, documentos e sistemas jurídicos e pode ser aplicado em várias demandas, desde contratos, até petições, julgamentos, documentos jurídicos, entre outros.
Visual Law
O Visual Law, por sua vez, trata-se de uma extensão do Legal Design que utiliza elementos visuais e imagens para tornar os conteúdos jurídicos mais compreensíveis e visualmente atraentes.
O objetivo com essa abordagem é, basicamente, descomplicar o entendimento de determinadas informações e conceitos jurídicos. Ou seja, o Visual Law transforma conteúdos puramente textuais e complexos em algo mais simples e atraente, por meio do uso de imagens e elementos gráficos.
Legal Design e Visual Law: Qual a diferença?
Por envolver elementos de design na construção de informações jurídicas mais simples e acessíveis, é comum achar que Legal Design e Visual Law se tratam da mesma abordagem. Contudo, pensar dessa forma é um erro.
Isso porque cada um desses conceitos envolve características e finalidades distintas. O Legal Design é uma abordagem mais abrangente utilizada para tornar serviços e sistemas jurídicos mais acessíveis e centrados no ser humano, a partir de técnicas criativas e inovadoras, que oferecem um maior conforto visual e cognitivo.
Por isso, essa é uma metodologia cada vez mais implementada para otimizar tomadas de decisão, converter ideias em produtos, serviços e oportunidades de negócio, aprimorar a comunicação no âmbito jurídico, entre outras finalidades.
Enquanto isso, o Visual Design é uma ramificação do Legal Design, aplicado para simplificar informações jurídicas, tornando-as mais claras e fáceis de compreender pelo público em geral, a partir do uso de recursos visuais como imagens, infográficos, fluxogramas, entre outros elementos.
Em outras palavras, consiste em uma estratégia que usa metodologias inovadoras para transformar conteúdos jurídicos em materiais acessíveis e envolventes. Com isso, através do Visual Law é possível atrair e captar novos clientes, otimizar o posicionamento de marcas, bem como atender a outras demandas no meio jurídico.
Por que investir em Legal Design e Visual Law na advocacia?
Indispensável para advogados e escritórios que buscam inovar na advocacia, o Legal Design e Visual Law são estratégias que estão transformando um setor amplamente conhecido por uma comunicação complexa e quase sempre inacessível.
Investir nessas metodologias significa muito mais do que aplicar uma das principais tendências no setor. Trata-se de um diferencial capaz de trazer vários benefícios para os escritórios de advocacia, como:
Maior eficiência na comunicação jurídica
Com o Legal Design e Visual Law aplicado em seus documentos, petições e comunicação jurídica em geral, você reduz esforços e tempo na compreensão de informações pelos clientes. Consequentemente, isso torna a comunicação mais eficiente.
Além disso, pesquisas apontam a importância no uso de imagens e elementos visual para simplificar o processamento de informações. Segundo mostram os estudos feitos na área, o cérebro humano processa imagens mais rápido que textos.
Desse modo, conteúdos que tem como pilar o Legal Design e Visual Law estão mais propensos a uma fácil compreensão e captação por interlocutores, do que materiais apenas em texto.
Amplo potencial de conversão
Apresentações e documentos que contam com recursos visuais também contribuem para elevar a taxa de conversão em escritórios de advocacia. Isso porque, a inclusão desses elementos torna o material em si mais atrativas, retendo a atenção e compreensão de quem está recebendo a informação.
Desse modo, quando aplicadas corretamente, essas metodologias ajudam a elevar o poder de convencimento dos conteúdos jurídicos, se refletindo em mais conversões e melhores resultados para o escritório.
Maior satisfação do cliente
Ao implementar o Legal Design e Visual Design à sua rotina jurídica, certamente essas metodologias irão agregar valor ao seu trabalho, além de tornar a experiência do cliente mais positiva, resultando em maior índice de satisfação e fidelização.
Além disso, com clientes satisfeitos você também ganha uma ótima fonte para captação de novos clientes. Afinal, quem já faz parte da sua carteira e está satisfeito com o seu suporte e serviços, tende a indicar seu escritório para outras pessoas. Consequentemente, isso gera novos clientes e mais receita para o seu negócio.
Melhora a credibilidade
Usar o Legal Design e Visual Law em seus sistemas e processos confere ao seu escritório uma imagem mais inovadora e profissional.
Isso não só melhora a credibilidade da sua marcam, como também garante uma imagem reputacional melhor no mercado, fatores que também ajudam a captar e fidelizar clientes.
Economia de tempo
O uso de recursos visuais em documentos jurídicos também ajuda a diminuir o tempo dedicado na elaboração desses materiais.
Desse modo, você e sua equipe podem focar mais em outras atividades igualmente importantes, sem abrir mão da qualidade e acessibilidade na comunicação com seu público.
Legal Design e Visual Law são ferramentas poderosas para transformar a forma como o Direito é comunicado e compreendido.
Ao tornar informações jurídicas mais visuais e acessíveis, esses métodos promovem clareza, eficiência e maior conexão com os clientes. Além disso, ajudam os profissionais do Direito a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo, oferecendo soluções inovadoras e centradas no usuário.
Portanto, considere usar o Legal Design e Visual Law na sua prática advocatícia e melhore desde já a experiência dos seus clientes ao implementar essas estratégias de forma eficiente e profissional!