Os avanços tecnológicos estão redefinindo vários setores e não é diferente quando se fala em tecnologia no direito. De softwares com IA, a ferramentas para automação de processos, essas inovações oferecem mais agilidade, precisão e segurança à rotina no setor jurídico.
Em escritórios de advocacia, a inclusão de novas tecnologias contribui reduzindo a burocracia em diferentes processos de trabalho, além de facilitar o atendimento ao cliente, elevar a produtividade e garantir outros benefícios essenciais à gestão do negócio.
Por isso, mais do que nunca, compreender quais são as inovações que estão em alta e ajudam a otimizar o dia a dia nesse ambiente é fundamental. Afinal, com as tecnologias certas, é possível desenvolver diferenciais competitivos importantes para se destacar da concorrência e evoluir de forma sustentável no mercado jurídico.
Continue lendo e veja a seguir quais inovações estão ajudando a remodelar os escritórios de advocacia e como elas impactam a rotina dos profissionais do Direito. Confira!
Impactos da tecnologia na rotina do advogado
Nos últimos anos, a busca por maior eficiência, segurança e celeridade nos processos jurídicos, tem impulsionado os escritórios de advocacia a transformar sua dinâmica operacional e migrar para um formato mais moderno e digital.
Com isso, a presença da tecnologia no direito se tornou algo constante, impactando fortemente a rotina dos profissionais em vários aspectos. A começar pela otimização de processos operacionais com o uso de ferramentas de automação.
Em um cenário altamente competitivo como o setor jurídico, contar com mais agilidade na execução de processos rotineiros é um diferencial importante. Afinal, isso permite aos advogados direcionar seu tempo e esforços em atividades mais estratégicas para o negócio.
Nesse contexto, as tecnologias de automação permitem a realização de várias tarefas operacionais com maior rapidez, precisão e sem a necessidade de intervenção humana.
Consequentemente, isso se traduz em mais eficiência, produtividade e menos erros operacionais. Isso sem contar na economia de tempo e recurso humano que podem ser aplicados em outras tarefas mais complexas do escritório.
Além disso, a tecnologia no direito também impacta a rotina dos advogados de outras maneiras, como:
Ferramentas tecnológicas facilitam a comunicação com clientes, tornando-a mais ágil e personalizada;
A adoção de inovações tecnológicas permite aos advogados melhorar a qualidade dos seus serviços, bem como se adaptar rapidamente a mudanças no setor;
Soluções tecnológicas de gestão ajudam a unificar dados e informações, facilitando o acompanhamento de processos e prazos e garantindo tomadas de decisão mais assertivas;
O uso da tecnologia no direito possibilita aos advogados escalar seus negócios, ampliando o alcance de seus serviços, bem como sua capacidade de atender mais clientes.
Resumindo, os escritórios de advocacia que acompanham e implementar novas tecnologias não só favorecem o crescimento do negócio, como criam novas oportunidades de trabalho, oferecendo formas mais acessíveis e personalizadas de entregar seus serviços e, consequentemente, elevando a rentabilidade do seu escritório.
Principais tendências em tecnologia no Direito
Não há dúvidas que a adoção de diferentes tipos de tecnologia no direito está revolucionando a prática em escritórios de advocacia, oferecendo soluções versáteis e inovadoras para atender com eficiência um mercado cada vez mais exigente.
Mas, entra as inovações emergentes, quais são aquelas consideradas indispensáveis nesse ambiente? A seguir, listamos as principais tendências tecnológicas que todo advogado precisa conhecer e como elas ajudam a impulsionar resultados nos escritórios de advocacia.
Inteligência artificial e análise de dados
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia no direito que mais impacta o dia a dia dos advogados. Afinal, inovações baseadas nessa tecnologia tem o potencial de analisar um grande volume de dados em poucos segundos e de forma precisa, o que manualmente seria impossível.
Desse modo, com o uso dessa tecnologia, os escritórios de advocacia conseguem analisar documentos e revisar contratos com mais celeridade. Assistentes virtuais alimentados por IA também possibilitam aos advogados oferecer um suporte inicial mais eficiente.
Somado a isso, tecnologias baseadas em IA também auxiliam automatizando tarefas de rotina, padronizando documentos, ou mesmo com a predição de resultados, já que seus algoritmos avançados ajudam a prever as possíveis chances de sucessos em determinados casos, permitindo aos advogados definir estratégias de atuação mais efetivas.
Armazenamento em nuvem
Também conhecida como Cloud Computing, a tecnologia de armazenamento em nuvem é uma inovação que também ajuda a otimizar a rotina em escritórios de advocacia, oferecendo mais segurança e flexibilidade no acesso às informações.
Através da inclusão de soluções de armazenamento em nuvem à rotina jurídica, os advogados conseguem armazenar documentos e registros confidenciais de clientes de forma segura, atendendo aos requisitos de privacidade e compliance.
O armazenamento em nuvem também proporciona uma rotina de trabalho mais colaborativa, viabilizando o acesso às informações por membros da equipe de qualquer lugar. Isso sem contar que essa inovação também permite escalar sua capacidade de armazenamento de dados conforme sua demanda, sem exigir novos investimentos em estrutura física.
Tecnologias de automação
Não tem como falar em tecnologia no direito sem mencionar as ferramentas de automação. Afinal, essa é uma tendência inovadora que já se consolidou em diferentes ramos, inclusive no meio jurídico. E motivos para isso não faltam.
As tecnologias de automação, quanto aplicadas à rotina dos advogados permite otimizar tarefas manuais e repetitivas.
Além disso, esses softwares de automação também auxiliam na personalização de processos, mitigando as chances de erros, bem como ajudam a gerar alertas automáticas e monitorar prazos, evitando a perda de prazos processuais. Essas melhorias não só otimiza a gestão operacional, como melhora a imagem e reputação do escritório no mercado.
Ferramentas de CRM
Inovações tecnológicas estão constantemente redefinido a forma como as empresas gerenciam seus contatos e nos escritórios de advocacia não é diferente.
Prova disso é que Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) estão sendo cada vez mais adotadas por organizar e centralizar dados dos clientes e suas interações em um só lugar, oferecendo insights que ajudam a proporcionar um atendimento mais personalizado.
Essa é uma tecnologia que também possibilita o armazenamento dos registos de comunicações anteriores. Isso permite aos advogados ter uma visão macro do relacionamento estabelecido com cada cliente. Consequentemente, esse monitoramento preciso do histórico de interações facilita a comunicação, tornando-a mais coerente e reduzindo a necessidade de repetição de informações.
Além disso, o CRM, quando integrado a outros recursos como Whatsapp e IA, também é um grande aliado para escritórios de advocacia. Afinal, essa integração permite que os advogados ofereçam um atendimento mais dinâmico, acessível e ágil, otimizando a experiência e satisfação do cliente e fortalecendo o relacionamento com seu público.
Assinatura digital
Outra inovação que vem ajudando a oferecer mais conveniência no âmbito jurídico é a assinatura digital.
Esse é um método que possibilita aos escritórios de advocacia certificar e validar documentos e processos de forma prática e segura. Para isso, essa tecnologia utiliza recursos como a criptografia vinculada a um certificado digital para analisar e assegurar a integridade das informações presentes em documentos eletrônicos.
Para escritórios de advocacia, trabalhar com assinatura digital significa obter ganhos importantes, já que esse recurso oferece mais agilidade nos processos, menor custo operacional, mais segurança, além de mais comodidade e uma experiência satisfatória aos clientes.
Como preparar seu escritório para novas tecnologias
A tecnologia no Direito faz parte de um processo de modernização inevitável frente as constantes transformações digitais e inovadoras que ajudam a impulsionar o crescimento nesse setor.
Diante disso, o caminho ideal para preparar o escritório de advocacia para novas tecnologias é a informatização da rotina de trabalho. Para isso, torna-se fundamental incluir tecnologias robustas, que se alinham as necessidades e demandas do escritório, além de definir um planejamento estratégico, que permita o máximo de aproveitamento dessas inovações.