Ao longo dos anos, o rápido avanço tecnológico fez surgir várias ferramentas e softwares capazes de otimizar a rotina na advocacia. Entre as principais, uma que se destaca é o CRM. Mas, você sabe o que é CRM para que serve essa solução?
Considerada uma ferramenta de gestão valiosa no meio jurídico, o CRM possibilita aos advogados otimizar o relacionamento com seus clientes.
Com esse recurso, é possível gerenciar contatos, monitorar em tempo real o andamento de processos, personalizar atendimento, entre várias outras coisas que facilita o cotidiano de advogados, além de criar uma experiência diferenciada aos clientes, algo essencial para quem busca atrair novos clientes, fidelizar sua base de contatos e fortalecer sua reputação nesse setor.
Nesse artigo, vamos explicar detalhadamente o que é CRM para que serve essa ferramenta e como aplica-la no universo jurídico. Continue lendo e descubra como esse recurso pode ser o diferencial que seu escritório precisa para se destacar e alcançar o sucesso.
O que é CRM na advocacia?
Em termos gerais, o CRM, ou Customer Relationship Manegement que em português significa Gestão de Relacionamento com Clientes, é um sistema unificado que permite a escritórios de advocacia registrar e armazenar histórico de interações, organizar informações de contatos, acompanhar o andamento de casos, personalizar atendimentos e até gerar novas oportunidades de negócio.
Em outras palavras, o CRM é uma solução completa e diferenciada que ajuda os advogados a otimizar seus processos internos, atender com rapidez e precisão e aprimorar a comunicação com seu público, levando a maiores índices de satisfações e fidelizações.
CRM para que serve?
Para você que tem dúvidas sobre CRM para que serve, essa ferramenta não é útil apenas para uma gestão de contatos eficiente. Basicamente, ela apresenta uma série de utilidades especialmente destinadas para quem busca maior produtividade e resultados consistentes a partir de um controle estratégico sobre seus processos e atendimentos.
Na prática, o CRM é um recurso valioso que auxilia escritórios e advogados a:
Manter processos internos sob controle, seja envolvendo negociações, vendas ou pós-venda
Organizar com precisão os dados de clientes
Unificar informações importantes, permitindo o acesso facilitado em tempo real a esses dados
Otimizar tomadas de decisão, facilitando o fechamento de novos contratos com clientes
Compreender com assertividade o perfil de cada cliente, entendendo suas necessidades e expectativas em relação ao serviço prestado
Personalizar o atendimento, oferecendo uma experiência única e diferenciada
Automatizar tarefas, otimizando sua gestão de tempo e produtividade.
Essas são apenas algumas das utilidades que o CRM pode oferecer, tornando essa ferramenta de gestão um grande aliado para quem quer prosperar em mercados competitivos, como o setor jurídico.
Vantagens do CRM para escritórios de advocacia
Agora você já sabe o que é um CRM para que serve e sua importância para escritórios de advocacia. Mas, ao implementar esse sistema, quais benefícios um advogado pode obter?
Em termos gerais, implementar um CRM na advocacia é uma estratégia que proporciona diversas vantagens capazes de revolucionar a gestão de escritórios e a experiência dos seus clientes. Entre os principais benefícios do CRM na advocacia, podemos citar:
Centralização das informações
Com o CRM integrado à gestão do seu escritório, todos os dados da sua carteira de clientes, assim como processos internos ficam centralizados em um só lugar.
Consequentemente, isso facilita o acesso e a consulta dessas informações, economizando tempo de serviço, agilizando atendimentos, assim como elevando a produtividade em sua rotina de trabalho.
Aprimora a comunicação
O CRM é uma solução que possibilita aos advogados registrar e armazenar o histórico com interações feitas com clientes. Com as informações contidas nesses registros, é possível acompanhar com eficiência as nuances de cada processo, assim como garantir uma comunicação mais personalizada.
Desse modo, além de aperfeiçoar o atendimento e melhorar as interações com os clientes, essa ferramenta também ajuda a elevar a confiança deles nos serviços prestados, o que irá se refletir em mais conversões e relações mais duradouras com seu público.
Mais eficiência e precisão em tarefas rotineiras
Ao compreender sobre CRM para que serve, facilmente é possível notar que essa ferramenta também gera impactos na execução de tarefas no cotidiano dos escritórios de advocacia.
Isso porque, essa é uma solução que também ajuda a automatizar processos internos, como envio de lembretes e notificações, monitoramento de prazos, geração de relatórios, entre outros.
Assim, é possível não só economiza tempo, como dedicar-se mais em operações estratégicas do negócio, como a resolução dos casos, promoção de novos serviços, entre outros.
Acelera tomadas de decisão
Com o CRM, seu escritório de advocacia passa a contar com insights valiosos que viabilizam tomadas de decisão com maior agilidade e precisão.
Por meio desse sistema, é possível gerar relatórios com informações valiosas que podem ajudar a identificar novas oportunidades de negócio, melhorar processos internos e a produtividade da equipe, assim como oferecer um atendimento qualificado e alinhado às demandas de um mercado em constante evolução.
Portanto, seja para escritórios de advocacia ou qualquer outro negócio, o CRM representa um poderoso aliado, proporcionando mais organização, agilidade e personalização, tanto no atendimento, quanto em processos internos, resultando em um serviço de excelência.
Como aplicar o CRM na prática jurídica
A comercialização de serviços jurídicos é um processo no qual advogados e escritórios de advocacia precisam ter cautela.
Afinal, tudo precisa ser feito em conformidade com as regras da OAB, que veta em seu Provimento n°205/2021 a mercantilização da advocacia em conteúdos e campanhas. Ou seja, todas as ações nesses meios devem ser realizadas em caráter informativo, a fim de educar os consumidores.
Nesse contexto, o CRM desempenha um papel fundamental, personalizando serviços, processos e o atendimento, sem violar o Código de Ética da sua Entidade de Classe.
Ou seja, você pode aplicar o CRM para mapear seu cliente desde o primeiro contato até o pós-venda, bem como organizar e gerenciar sua base de leads, o que vai permitir um avanço significativo na qualidade do atendimento prestado.
Contudo, nesse processo de gestão, não será preciso mencionar valores, honorários ou qualquer outra informação que comprometa legalmente sua atuação.
Com o CRM, cada novo contato poderá ser convertido em cliente do seu escritório a partir de um processo mais simples e intuitivo, que ajudará não apenas a impactar a comunicação com seus prospects, mas a otimizar suas estratégias de captação e fidelização de novos clientes.
Portanto, mais do que uma ferramenta que melhora a gestão de relacionamento com clientes, o CRM é uma solução robusta que também organiza informações, otimiza processos internos, personaliza o atendimento e impulsiona a conquista e fidelização de clientes, fatores essenciais em um mercado cada vez mais competitivo.
Ao implementar um CRM na advocacia, é possível atender com mais agilidade, garantir um acompanhamento detalhado de cada caso e até mesmo identificar novas oportunidades de negócio.
Além disso, a automação de tarefas rotineiras permite que os advogados se concentrem no que realmente importa: oferecer soluções eficazes e estratégicas para os seus clientes.
Se você deseja transformar a gestão do seu escritório e aprimorar o relacionamento com seus clientes para se destacar nesse setor, o CRM pode ser o diferencial que faltava. Então avalie as opções disponíveis para escolher a solução mais adequada às suas necessidades e começar a aplicar essa tecnologia hoje mesmo!