Para advogados e escritórios de advocacia que investem em campanhas online para atrair clientes e gerar vendas, ter a conta Google Ads suspensa pode ser um verdadeiro transtorno.
Afinal, quando esse tipo de situação acontece, além dos prejuízos financeiros, há também a perda de visibilidade e a preocupação constante em como solucionar o problema com agilidade, a fim de retomar as campanhas publicitárias para promoção dos serviços na internet.
De modo geral existem vários fatores que podem levar uma pessoa física ou empresa a ter sua conta Google Ads suspensa. Desde violações das políticas do Google, até verificações comerciais pendentes ou falhas na construção dos anúncios nessa plataforma.
Por isso, antes mesmo de adotar qualquer medida, é de suma importância primeiramente identificar o que levou a essa suspensão e, só então adotar medidas para reativar a conta e, posteriormente, evitar novos bloqueios.
Se você teve sua conta Google Ads suspensa e não sabe como resolver a situação, continue lendo esse artigo. A seguir vamos explicar os principais motivos para ter a conta Google Ads suspensa e o que fazer para reativar a conta com segurança. Confira!
Conta Google Ads Suspensa: Principais consequências
Ter a conta Google Ads suspensa pode trazer consequências sérias para escritórios de advocacia, sobretudo para aqueles que usam esse recurso para captação de clientes.
No geral, quando há a suspensão da conta no Google Ads, as campanhas até então ativas são interrompidas simultaneamente. Mas, o que isso significa na prática?
Basicamente, essa interrupção promove uma quebra abrupta na visibilidade online do seu escritório de advocacia. Consequentemente, seus anúncios deixam de gerar leads qualificados e seu escritório passa a atrair cada vez menos potenciais clientes que buscam por serviços jurídicos na internet.
Além de impactar diretamente em suas estratégias de marketing, ter a conta Google Ads suspensa também vai afetar o faturamento do escritório, já que menos alcance se reflete em menos chances de captar novos clientes e gerar mais receita para o negócio.
Outra consequência de ter a conta suspensa é em relação a credibilidade do escritório. A falta de anúncios online pode transmitir a impressão de que o escritório se encontra desatualizado ou inativo no meio digital. Isso tende a afastar potenciais clientes, sobretudo aqueles que usam a internet como principal fonte para buscar soluções para seus problemas no cotidiano.
Em meio a tantos prejuízos, buscar meios de evitar a suspensão da conta Google Ads é fundamental, não só para manter um bom fluxo de clientes e receita, mas para assegurar sua presença e competitividade online.
Suspensão e Banimento são a mesma coisa?
Ao ter a conta Google Ads suspensa, é comum que os usuários ignorem a notificação de suspensão encaminhada pela plataforma e façam uma nova conta, visando sanar rapidamente o problema.
Contudo, essa é uma prática que deve ser evitada, uma vez que torna você ou seu escritório de advocacia suscetível ao banimento do Google Ads. Mas, qual a diferença entre suspensão e banimento? Ambos os termos não significam a mesma coisa?
A resposta é não. Existem diferentes significativas entre as duas situações. A suspensão consiste em um bloqueio temporário da conta Google Ads, que normalmente é notificado pelo Google com antecedência e pode ser revertido quando o usuário soluciona o motivo que levou à suspensão.
Enquanto isso, o banimento consiste na remoção definitiva do usuário da plataforma Google Ads, motivada por violações graves ou recorrentes. Nesse caso, o banimento pode ocorrer sem aviso prévio e o usuário perde o acesso à sua conta, não podendo mais realizar campanhas nessa plataforma.
Para descobrir se teve sua conta Google Ads suspensa ou banida é simples. Basta verificar na notificação de erro enviada pelo Google, que nela estará a indicação do tipo de situação que sua conta está submetida e o que fazer para resolver o problema, quando for possível.
Motivos que levam a Conta Google Ads Suspensa
Existem diversas razões que levam uma pessoa a ter sua conta Google Ads suspensa. Conhecer esses motivos é vital não só para reativar a conta sem grandes atritos, como também para evitar novos bloqueios.
Entre os motivos mais comuns que geram a suspensão da conta Google Ads na advocacia, assim como também em outros segmentos, estão:
Violação das diretrizes do Google Ads
Para rodar anúncios na plataforma do Google é de suma importância que essas campanhas sejam estruturadas atendendo ao que estabelece as políticas do Google Ads. Qualquer violação dessas políticas pode resultar na suspensão ou mesmo no banimento da conta em caso de recorrência.
Sites com vírus ou malwares
Um dos motivos mais comuns para ter a conta Google Ads suspensa é apresenta site contendo vírus ou malwares. Essas ameaças online normalmente ingressam em plataformas por meio da instalação de plug-ins não confiáveis ou acesso a links suspeitos.
Desse modo, ao detectar a presença de qualquer vírus em suas campanhas, a plataforma do Google certamente irá notifica-lo e suspender sua conta até que o problema seja resolvido.
Anúncios reprovados em excesso
Ter um anúncio reprovado pelo Google Ads dificilmente vai suspender ou banir sua conta. No entanto, o excesso de anúncios reprovados pode acabar suspendendo a conta ads no Google.
Isso porque, quando o usuário tem um anúncio reprovado e o deixa ativo no sistema, apenas criando um novo anúncio, essa prática acaba sendo vista pela plataforma como uma tentativa de fraudar as regras. Com isso, a medida mais comum nesses casos é a suspensão da conta.
Problemas com pagamentos
Existem algumas práticas envolvendo pagamentos na conta Google Ads que podem levar a suspensão. Isso inclui desde uso em excesso de códigos promocionais, até a solicitação de estorno em pagamentos legítimos do Google Ads, pagamentos suspeitos ou fraudulentos e existência de saldo não pago.
Outras razões
Além dos motivos descritos acima, existem outras razões que também podem levar você a ter sua conta Google Ads suspensa ou mesmo banida, como:
Violação das políticas do Google Ad Grants
Tentativa de acesso a conta por usuário não autorizado
Restrições de idade na administração de uma conta
Realização de atividades proibidas pelo Google
Divulgação de dados enganosos
Práticas enganosas coordenadas, entre outras.
Embora seja algo raro, também pode acontecer da própria plataforma, por motivo não justificado, suspender de forma injusta a conta no Google Ads. Caso isso aconteça, é importante que você reúna provas e evidências de que está seguindo todas as regras e entre em contato com o suporte para solicitar a reativação da conta.
Como Reativar Conta Google Ads Suspensa
Para reativar a conta Google Ads suspensa é simples. Basta apenas seguir algumas etapas básicas, que incluem:
Identificação e correção do problema
Como vimos, a conta Google Ads pode ser suspensa por razões adversas. Sendo assim, o primeiro passo para promover a reativação da conta é buscar identificar o que motivou a suspensão e procurar corrigir o problema.
Geralmente, ao notificar o usuário sobre a suspensão da conta, o Google explica as razões da suspensão.
Então analise o comunicado com atenção, identificar os motivos da suspensão informados pela plataforma e providencia as medidas necessárias para corrigi-las o quanto antes. Seja excluindo anúncios reprovados, solucionando problemas de pagamento, removendo vírus ou qualquer outra ação que contribua para ter sua conta novamente ativa.
Abertura de chamado no suporte e solicitação da reativação
Depois que identificar os motivos da suspensão e providenciar as correções devidas, você deve abrir um chamado no suporte do Google Ads para solicitar a revisão da conta.
Par isso, basta acessar sua conta no Google Ads e clicar no ícone de interrogação “?”, situado no canto superior à direita da sua tela. Ao fazer isso, você terá acesso aos canais de suporte oferecidos pela plataforma. Então é só escolher por qual deseja obter o suporte e iniciar o chamado de revisão.
Nesse momento, é importante que formalize o seu pedido, incluindo no chamado todas as informações sobre sua situação, assim como as provas e dados que possam ajudar a contornar essa situação.
Após seguir as etapas acima, você deve aguardar o retorno do Google acerca do processo de reativação da conta, o que pode levar, em média, 7 dias. Caso a plataforma identifique a correção do problema que motivou a suspensão, a conta é reativada.
Do contrário, a mesma continuará suspensa até que todos os problemas sejam corrigidos pelo usuário.
Lembrando que o prazo para contestar a decisão de suspensão da conta Google Ads é de 6 meses, contados a partir da data em que a conta foi suspensa.
Conclusão
A suspensão da Conta Google Ads pode ser um grande desafio, mas é possível resolvê-la com as ações corretas e um entendimento claro das políticas da plataforma.
Identificar o motivo da suspensão, corrigir eventuais erros e entrar em contato com o suporte do Google são passos fundamentais para reativar sua conta e voltar a anunciar.
Manter-se atualizado sobre as diretrizes do Google Ads e adotar boas práticas também ajuda a evitar problemas futuros.