Canais de Marketing Digital para Prospectar Clientes na Advocacia

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Canais de Marketing Digital para Prospectar Clientes na Advocacia

Em um mercado cada vez mais competitivo, estar presente nos canais de marketing digital certos é crucial para advogados que buscam ampliar sua carteira de clientes e visibilidade no mercado jurídico.

Com mais de 187 milhões de internautas ativos, plataformas como as redes sociais, blogs, e-mails e tantas outras se transformam em excelentes fontes de prospecção, permitindo o alcance de leads qualificados de uma forma mais eficiente e personalizada.

Além disso, estar presente nos principais canais de marketing digital da atualidade também confere outras vantagens competitivas essências para posicionar profissionais e marcas colocando-os em um patamar de destaque na advocacia.

Mas, quais são os canais de marketing mais relevantes para investir no setor jurídico? Quem atua na advocacia está apto a usar todas as plataformas disponíveis para prospectar clientes? O que diz o Código de Ética da OAB sobre o assunto?

Nesse artigo, vamos esclarecer essas e outras questões envolvendo o uso de canais de marketing digital para captação de clientes na advocacia. Continue lendo e descubra quais são as plataformas mais usadas para conquistar novos clientes, elevar o engajamento e impulsionar resultados na carreira jurídica. Confira!

Benefícios de estar presente nos canais de marketing digital

Estar presente de forma estratégica nos principais canais de marketing digital pode oferecer vários benefícios a advogados e escritórios de advocacia, especialmente para quem busca atrair, engajar e converter leads em clientes.

Entre as principais vantagens de se manter ativo nessas plataformas, estão:

Maior alcance e visibilidade

A partir de plataformas como blogs e redes sociais, por exemplo, o advogado ou escritório conseguem levar sua marca a um público muito maior, ultrapassando inclusive o desafio da barreira geográfica.

Esse maior alcance contribui para elevar sua visibilidade no mercado online, além de manter sua marca sempre disponível para clientes que buscam por serviços jurídicos, elevando suas chances de conversão.

Segmentação do público

Esse é outro benefício que vale a pena observar quando se fala em estar presente nos canais de marketing digital.

Por meio dessas plataformas, você pode criar e direcionar sua publicidade de acordo com o perfil de cliente que deseja alcançar. Essa segmentação garante que seu conteúdo chegue às pessoas certas, no momento ideal, otimizando os custos, assim como suas chances de conversão e resultados.

Fortalece a autoridade

A presença digital também ajuda a melhorar sua autoridade no mercado. Ao publicar conteúdos informativos e de valor para sua audiência nos canais de marketing digital, você eleva o nível de confiança do seu público em relação aos seus serviços.

Consequentemente, essa é uma estratégia que ajuda a construir uma maior credibilidade e autoridade em seu mercado de atuação.

Investir em publicidade advocatícia nos principais canais de marketing também ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes, facilita a mensuração dos resultados, amplia o reconhecimento da marca, além de conferir outros benefícios que se refletem em resultados mais assertivos, mais captações e fidelizações para o negócio.

Principais canais de marketing digital para captar clientes

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Canais de marketing digital na advocacia

Independentemente se você atua de maneira autônoma, em sociedade ou possui um escritório de advocacia, estar presente nos canais de marketing digital mais relevantes é uma estratégia que não pode negligencia, ainda mais se o seu objetivo é prospectar mais clientes e construir autoridade nesse mercado.

A seguir, listamos alguns dos canais de marketing mais eficazes para captação de clientes na advocacia. São eles:

Redes Sociais

As redes sociais representam uma das plataformas mais relevantes para quem busca alcançar um público maior, melhorar seu engajamento e visibilidade no meio online.

Na advocacia, não é vedado a criação de perfis profissionais em redes sociais por advogados. Desse modo, investir em plataformas como Instagram, Facebook e Linkedin é uma estratégia ideal para gerar autoridade, atrair novos clientes e solidificar sua presença online.

O Facebook e Instagram, por exemplo, são plataformas que permitem compartilhar conteúdos informativos em texto, vídeo ou foto. Assim, você consegue educar sua audiência, gerar valor, além de humanizar sua marca e fortalecer seu branding jurídico.

Já o Linkedin pode ser usado para networking com outros profissionais e empresas. O segredo para usar esses canais de marketing e ter bons resultados é promover conteúdos relevantes, como dicas, atualizações legislativas, entre outros que sejam do interesse da sua audiência.

Podcasts

Em alta no meio online, os podcasts também são canais de marketing excelentes para prospecção de clientes na advocacia.

Por meio da divulgação de conteúdos sonoros em plataformas de streaming, o advogado pode disponibilizar informações que tenham caráter instrutivo ou educacional, sempre respeitando as normas da OAB.

Ao contrário da publicidade em rádio, que é vetada pelo Código de Ética no Direito, no podcast o conteúdo não fica disponível para todos, somente para destinatários que optam de forma ativa para veiculação desse conteúdo em sua mídia digital.

Portanto, trata-se de um canal de marketing autorizado pela OAB e disponível para uso por advogados para captação de clientes.

Desse modo, considerando o crescimento substancial de consumo de podcasts no Brasil, com cerca 31,94 milhões de ouvintes de podcasts conforme aponta relatório PodPesquisa 2024/2025 da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), esse sem dúvida pode se tornar um grande aliado na publicidade advocatícia com fins de captação de clientes.

Whatsapp

canais de marketing na advocacia
Canais de marketing na advocacia

Canais de marketing com foco em comunicação direta como whatsapp, não apenas favorecem o atendimento, proporcionando respostas mais rápidas e personalizadas, como também são excelentes plataformas para prospecção ativa de clientes.

Ao ofertar um contato de whatsapp e integrar essa plataforma como ferramentas de IA, por exemplo, o advogado ou escritório de advocacia consegue responder dúvidas, agendar consultas, repassar informações sobre casos e até arquivos de forma personalizada, direcionamento o atendimento e otimizando a experiência de potenciais clientes.

Assim, além de aumentar suas chances de conversão, através desse canal de marketing é possível promover melhorias no atendimento, a fim de ampliar também suas fidelizações, gerando mais receita e solidez para o negócio.

Youtube

O Youtube é um dos canais de marketing digital idela para advogados e escritórios que focam em prospectar clientes através de conteúdos em vídeo.

Com o aumento exponencial de consumo de vídeos ao longo dos últimos anos, essa plataforma se tornou em uma ferramenta valiosa para o compartilhamento de conhecimento na internet.

Então, por que não estar presente nesse meio e investir nessa plataforma para alcançar mais pessoas e ampliar suas conversões? Essa é uma estratégia que pode fazer toda diferença na hora de elevar sua carteira de clientes.

Para quem está iniciando nessa plataforma, uma dica é produzir vídeos curtos no estilo shorts com informações sobre temas ligados à sua área de atuação, processos legais ou solucionando dúvidas da sua audiência. Assim, você irá conquistar a confiança do seu público enquanto fortalece sua credibilidade.

Com o tempo, você também pode passar a produzir vídeos mais longos e que certamente irão ajudar a elevar sua autoridade de mercado.

Site e Blog jurídico

Os sites e blogs jurídicos também estão entre os canais de marketing mais usados na advocacia para prospecção de clientes. Essas plataformas, quando estruturadas corretamente, ajudam a passar uma imagem profissional mais coerente.

Além disso, são meios que também contribuem para divulgação de serviços, levando sua marca a um número maior de pessoas e, consequentemente, aumentando suas chances de prospecção.

Atenção as regras de publicidade na advocacia

Independentemente dos canais de marketing digital escolhidos para fazer parte de suas estratégias de prospecção, é fundamental que antes de iniciar suas divulgações, que tenha conhecimento e leve em conta as regras de publicidade profissional na advocacia, estabelecidas por órgãos reguladores como a OAB.

Entre as principais normas aplicáveis na publicidade advocatícia e que você deve se atentar, estão:

  • Somente é permitida a divulgação de conteúdos informativos, discretos e que não focam na mercantilização da profissão e nem na captação irregular de clientes.

  • Deve-se respeitar o sigilo profissional na publicidade em canais de marketing ou quaisquer outros meios de divulgação de informações na advocacia.

  • Apenas veicular conteúdos em canais de marketing digital aprovados pela OAB

Estar presente nos canais certos de marketing digital é essencial para captar clientes na advocacia. Cada canal oferece vantagens específicas, desde ampliar a visibilidade até criar relacionamentos de longo prazo com o público.

A escolha deve ser estratégica, considerando o perfil do público-alvo e os objetivos do escritório. Mas, acima de tudo, deve-se respeitar as regras de publicidade, sobretudo em relação ao tipo de conteúdo promovido, visando prospectar clientes e fortalecer sua presença no mercado jurídico de forma ética e profissional.