Marketing Jurídico no Youtube; Descubra Como Atrair Clientes Usando Vídeos

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Marketing Jurídico no Youtube; Descubra Como Atrair Clientes Usando Vídeos

Implementar o marketing jurídico no Youtube tem sido uma estratégia cada vez mais adotada por advogados e escritórios que visam prospectar novos clientes e ampliar sua autoridade de mercado.

Com quase 3 bilhões de usuários ativos mensalmente, o Youtube se tornou uma plataforma popular em todo mundo, oferecendo oportunidades únicas para empresas do setor jurídico se conectarem com seu público, educar sua audiência e construir autoridade.

Ao criar conteúdos em vídeo relevantes no Youtube, com dicas rápidas sobre temas jurídicos e até cases de sucesso, é possível atrair mais facilmente a atenção dos espectadores e convertê-los em clientes.

Além disso, nessa plataforma você consegue segmentar os vídeos de acordo com o público que deseja alcançar e personalizar a comunicação, ampliando ainda mais a eficácia das suas estratégias para captação de novos clientes.

Quer saber mais sobre os benefícios de investir no marketing jurídico no Youtube e como usar esse recurso a favor do seu escritório de advocacia? Continue lendo e descubra como o potencial dos vídeos online podem ajudar a elevar o alcance do seu negócio e transformar sua presença online.

É permitido marketing jurídico no Youtube?

Quando o assunto é publicidade no Direito, existem várias questões que os advogados e escritórios de advocacia devem observar antes de colocar em prática suas estratégias de marketing. Uma delas, diz respeito a realização de marketing jurídico no Youtube.

De acordo com o Provimento n°205/2021, é permitido aos advogados e empresas do setor jurídico realizar o marketing jurídico digital usando vídeos, desde que sejam respeitadas as regras e limites impostos pelo Código de Ética e Disciplina da OAB.

Quanto a isso, veja o que dispõe o artigo 1° do Provimento n°205/2021:

Art. 1º É permitido o marketing jurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e por este Provimento.

§ 1º As informações veiculadas deverão ser objetivas e verdadeiras e são de exclusiva responsabilidade das pessoas físicas identificadas e, quando envolver pessoa jurídica, dos sócios administradores da sociedade de advocacia que responderão pelos excessos perante a Ordem dos Advogados do Brasil, sem excluir a participação de outros inscritos que para ela tenham concorrido.

§ 2º Sempre que solicitado pelos órgãos competentes para a fiscalização da Ordem dos Advogados do Brasil, as pessoas indicadas no parágrafo anterior deverão comprovar a veracidade das informações veiculadas, sob pena de incidir na infração disciplinar prevista no art. 34, inciso XVI, do Estatuto da Advocacia e da OAB, entre outras eventualmente apuradas.

No anexo único desse Provimento, existe ainda disposição acerca da publicação de vídeos, lives e outros recursos online. Veja o texto na íntegra:

Sobre Lives nas redes sociais e Youtube:

É permitida a realização de lives nas redes sociais e vídeos no Youtube, desde que seu conteúdo respeite as normas do Código de Ética e Disciplina e do presente provimento.

Portanto, pela legislação vigente, advogados e escritórios de advocacia que queiram implementar o marketing jurídico no Youtube, podem fazer isso sem danos legais, desde que sigam as determinações gerais definidas pela OAB em suas estratégias de publicidade.

Por que investir em marketing jurídico no Youtube?

marketing jurídico no Youtube
Benefícios do marketing jurídico no Youtube

Com mais pessoas acessando o Youtube e até usando essa plataforma como mecanismo de pesquisa para suas necessidades, adotar o marketing jurídico usando vídeos no Youtube é sem dúvida uma das estratégias mais eficazes quando se pensa em expandir sua presença online e captar novos clientes.

Por meio do Youtube, profissionais e escritórios de advocacia podem elevar sua capacidade de alcance na internet, oferecendo uma excelente oportunidade de melhorar a conexão com potenciais clientes.

Além disso, conteúdos em vídeo transmitem informações de uma maneira mais envolvente. Desse modo, compartilhar vídeos explicativos, dicas jurídicas e análises de casos no Youtube lhe permite educar sua audiência de maneira clara e empática, construindo mais autoridade e um padrão contínuo de confiança com seus prospects.

Ademais, investir em marketing jurídico no Youtube também possibilita que você direcione seus conteúdos ao público desejado, de uma forma mais precisa e com custos mais reduzidos se comparado a outros formatos de publicidade.

Ou seja, além de maior alcance, engajamento e credibilidade, com o marketing jurídico no Youtube, você poderá fortalecer sua marca online, atrair mais clientes e se destacar em sua área de atuação.

Como atrair clientes com marketing jurídico no Youtube?

Agora você já sabe que é permitido o marketing jurídico no Youtube e as vantagens competitivas que essa estratégia pode oferecer para advogados e escritórios de advocacia. Mas, como usar esse recurso para captar novos clientes na prática jurídica?

Para isso, existem algumas medidas que podem ajudar a como usar os vídeos no Youtube para encantar sua audiência e atrair mais clientes para sua carteira.

Defina seu público-alvo

Para ter sucesso com suas estratégias de marketing jurídico no Youtube, além de planejamento e criação de conteúdo relevante, também é preciso compreender que é seu público alvo.

Para isso, faça uma breve pesquisa e analise características do seu público como idade, gênero, comportamento online, necessidades e interessantes em relação a questões legais. Isso ajudará a direcionar sua abordagem nos vídeos e também a definir quais temas são mais relevantes para trabalhar no Youtube.

Elabore um roteiro bem estruturado

marketing jurídico no Youtube
Marketing jurídico no Youtube

Outro ponto crucial ao elaborar vídeos no Youtube é contar com um bom roteiro. Seja para vídeos mais longos ou pequenos como shorts, ou ainda para transmissões ao vivo por meio de lives, é interessante ter um roteiro que direcione a gravação do vídeo.

Além de agregar em qualidade, com um roteiro você também poupa tempo na parte da gravação e edição dos vídeos. Assim, poderá entregar um volume mais regular de conteúdos para sua audiência, além de reforçar sua autoridade em determinadas questões jurídicas.

Impulsione seu alcance com técnicas de SEO

Se além de educar sua audiência, você também busca potencializar seu alcance online, então uma dica é investir em técnicas de SEO para seus vídeos.

Procure realizar uma pesquisa das palavras-chave mais relevantes e assuntos de valor para usar em seus vídeos. Além disso, também use títulos relevantes para seus vídeos, assim como as tags e uma descrição objetiva acerca do conteúdo que será exposto no vídeo.

Isso contribui para direcionar melhor os vídeos e fazer com que os motores de busca entreguem seu material a um número maior de pessoas, ampliando seu alcance na internet.

Dedique um tempo para gravação dos vídeos

Além de planejar, elaborar o roteiro e otimizar o conteúdo dos seus vídeos, também é importante que dedique um tempo para a execução dos vídeos. Isso inclui não só a escolha dos temas de maior relevância para sua audiência, como também a:

  • Seleção dos equipamentos de gravação – quanto maior for a qualidade dos equipamentos, maiores serão as chances de atrair seu público com os vídeos e impacta-los com seu material.

  • Execução de um bom trabalho de edição para garantir a qualidade e coesão dos vídeos, bem como minimizar potenciais falhas.

  • Programação mensal de gravação e publicação dos vídeos.

Foque nas métricas

Com o material pronto para implementar o marketing jurídico no Youtube, o passo seguinte à divulgação dos vídeos nessa plataforma consiste no monitoramento das métricas.

É importante que você analise as métricas do Youtube para identificar se suas estratégias de publicidade estão gerando os resultados esperados ou necessitam de ajustes.

Algumas das métricas que vale a pena acompanhar nesse sentido incluem a CTR (porcentagem de cliques sobre as impressões do vídeo), AVD (tempo de visualização médio dos vídeos), Whatchtime (tempo que os usuários passam vendo os vídeos depois de acessarem a publicação), entre outros.

Investir em marketing jurídico no YouTube é uma estratégia poderosa para atrair clientes e fortalecer sua autoridade no mercado.

Com vídeos bem planejados e conteúdos relevantes, você pode conquistar confiança e alcançar resultados incríveis. Comece agora mesmo a transformar sua advocacia!