CRM Omnichannel: Como Transformar Atendimentos em Novos Contratos na Advocacia

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CRM Omnichannel: Como Transformar Atendimentos em Novos Contratos na Advocacia

O CRM Omnichannel é uma tecnologia que vem transformando a maneira como escritórios de advocacia implementam sua gestão de relacionamento com clientes. Ao integrar vários canais de comunicação, como whatsapp, email, telefone, entre outros, essa inovação garante uma visão abrangente e centralizada acerca dos clientes que entram em contato com o escritório.

Desse modo, além de mais eficiência no atendimento e otimização do fluxo de trabalho interno, o CRM Omnichannel também contribui personalizando serviços e elevando o nível de satisfação da sua audiência.

Mas, para aproveitar ao máximo todos esses benefícios e se destacar em um mercado competitivo tendo essa tecnologia como aliada, é preciso compreender afundo o seu funcionamento na prática e como implementa-la corretamente na rotina jurídica.

Continue lendo e entenda o que é o CRM Omnichannel, como funciona essa tecnologia, seus benefícios e descubra como essa inovação pode transformar a gestão de relacionamentos e outros aspectos relevantes do seu escritório de advocacia. Confira!

O que é o CRM Omnichannel?

Para compreender o que se trata e como funciona um CRM Omnichannel, antes vamos entender o que é um atendimento ominichannel.

Já implementada em empresas de vários segmentos, inclusive na advocacia, o atendimento ominichannel é uma estratégia que tem como foco garantir uma experiência completa e imersiva ao cliente a partir da integração dos canais de comunicação.

O objetivo com essa prática é assegurar que todos os pontos de interação com o cliente ofereçam o mesmo padrão de qualidade. Para isso é necessário que haja uma plataforma capaz de centralizar todos os canais de contato da empresa e é exatamente nesse ponto que o CRM Omnichannel entra em ação.

Em outras palavras, o CRM Omnichannel é a uma plataforma voltada para gestão de relacionamento com clientes cujas as funcionalidades viabilizam a integração entre os canais de comunicação disponibilizados pelo escritório de advocacia.

Além de centralizar diferentes canais de comunicação em um só lugar, com essa ferramenta também é possível concentrar dados de contato, rastrear histórico de interações e, assim, garantir mais eficiência e personalização no atendimento ao cliente.

Ou seja, o CRM é um modelo que vai muito além da gestão de dados. Trata-se de uma inovação capaz de impactar diretamente a experiência do cliente de várias maneiras possíveis. Seja oferecendo mais agilidade no atendimento, garantindo mais qualidade na comunicação, ou mesmo viabilizando a oferta de soluções alinhadas às necessidades e expectativas dos clientes.

Benefícios do CRM Omnichannel na advocacia

crm omnichannel na advocacia
Vantagens do CRM Omnichannel na advocacia

Se antes um CRM Omnichannel era visto apenas como um diferencial para os negócios, hoje essa percepção mudou, tornando esse recurso uma necessidade indispensável em vários setores, inclusive na advocacia.

E motivos para isso não faltam. Essa plataforma oferece uma série de recursos que ajudam a melhorar a satisfação e experiência do cliente. A começar por sua maior capacidade de integrar canais de contato, o que permite descentralizar o atendimento com máxima eficiência.

Além disso, esse sistema pode funcionar em nuvem, facilitando o acesso a dados e informações em tempo real e de qualquer lugar. Isso também favorece na redução de custos no atendimento do escritório e na satisfação do cliente.

Outros benefícios que um CRM Omnichannel pode oferecer para advogados e escritórios de advocacia, incluem:

  • Segmentação do atendimento de acordo com a jornada de compra e funil de vendas

  • Aumento da produtividade no escritório de advocacia

  • Maior retenção e fidelização da sua audiência

  • Automação de processos

  • Identificação e resolução de gargalos internos relacionados a gestão de atendimento, entre outros.

Com esse sistema, é possível contar com informações sempre atualizadas e organizadas de modo a simplificar o atendimento e tornar a rotina em escritórios de advocacia mais produtiva e eficaz.

Como resultado, todas essas vantagens se refletem em melhoria contínua na reputação do negócio, gerando uma percepção otimista dos clientes acerca da marca e dos serviços que ela oferece.

Como implementar um CRM Omnichannel na sua empresa

crm omnichannel
CRM omnichannel

Agora você já sabe o que é e os benefícios que um CRM Omnichannel pode oferecer para o escritório de advocacia. Mas, como usar esse recurso na rotina jurídica?

De modo geral, implementar uma plataforma CRM Omnichannel não é tão difícil quanto parece. Contudo, esse é um processo que envolve alguns passos importantes e que devem ser cumpridos à risca para uma aplicação eficaz dessa estratégia. São eles:

  1. Definição dos objetivos com o CRM – analise e identifique quais são os principais obstáculos do seu negócio em relação ao atendimento de clientes. A partir disso, estabeleça objetivos claros que ajudem a sanar esses desafios.

  2. Mapeie os canais de atendimento – verifique quais são os canais de interação mais acessados por sua audiência (whatsapp, email, redes sociais, telefone, chat, etc.) e certifique-se de que todos eles sejam integrados à plataforma de CRM Omnichannel.

  3. Script de atendimento – Elabore um roteiro de atendimento a ser implementado em cada canal de comunicação. Isso ajudará a agilizar o atendimento, bem como alinhar a abordagem de acordo com cada um dos canais utilizados.

  4. Treine os colaboradores – garanta que toda a equipe esteja preparada para usar a ferramenta. Para isso, realize treinamentos e capacitações envolvendo as funcionalidades do CRM, visando assegurar um máximo nível de consistência em todos os canais de interação disponibilizados pelo escritório de advocacia.

  5. Monitore os resultados – Após lançar o CRM Omnichannel, analise as métricas de desempenho e acompanhe os resultados para identificar pontos de melhoria e, assim, ajustar processos visando atender melhor às expectativas da sua audiência

Seguindo corretamente esses passos, você poderá implementar o CRM Omnichannel corretamente e, desse modo, proporcionar um atendimento mais eficiente e integrado aos seus clientes.

Conclusão

O CRM Omnichannel é uma ferramenta essencial para escritórios de advocacia que buscam oferecer um atendimento mais eficiente, personalizado e estratégico. Ao integrar diversos canais de comunicação em uma única plataforma, ele permite melhorar a experiência do cliente e otimizar a gestão interna do escritório.

Além disso, proporciona insights valiosos para tomadas de decisão e fidelização de clientes. Implementar essa tecnologia é um passo importante para se destacar em um mercado competitivo e atender às demandas de um público cada vez mais conectado.

Se deseja modernizar seu escritório e transformar sua gestão de relacionamentos, siga os passos descritos acima, selecione um sistema CRM adequado para o seu negócio e inicie essa jornada hoje mesmo!